quarta-feira, 26 de junho de 2013

15 MIL VISUALIZAÇÕES: AMOR NA REDE!

Eu nunca sei explicar bem os números. Mas eles me espantam há muito tempo. Fazendo blog, também descobri que não sei explicar os lugares, principalmente quando eles estão junto dos números. Aí eu não sei explicar nada.

Como os meus textos estão sendo lidos fora do Brasil? Angola é fácil: tive alunos angolanos em 2012 e um deles, o  Silvestre Narciso Dumbo, segue minhas publicações pelas redes sociais. Também os professores do Brasil que estão lá e se relacionam com os PALOP (países africanos de língua oficial portuguesa) - como Ivan Sant'Ana Ernandes e Nivaldo Cândido de Oliveira Júnior - ajudam a divulgar. Com isso, os textos chegam a Portugal. Na Europa, talvez seja por meio da rede de relacionamento do professor Gil Giardelli (ESPM/ECA-USP), que frequentemente eu cito como referência das minhas reflexões. São dele o chamado: "somos fazedores de rede" e o mantra: "você é o que você compartilha". E mais um trabalho muito intenso sobre sociedade em rede, redes sociais, mundo virtual, e por aí vai.

O professor Gil Giardelli e seus alunos inovadores, especialmente os da 15ª Turma, da qual eu fiz parte, têm presença marcante nas redes sociais do mundo inteiro. Às vezes, a Kelli Kalijuri, colega de turma, compartilha meus posts. Estados Unidos e Uruguai, como explicar? Penso que talvez sejam os participantes da Embraer Prev que, pela seção de Educação Previdenciária do portal institucional, têm acesso a artigos que eu escrevi aqui e que, por iniciativa do diretor-presidente, Eléu Magno Baccon, foram compartilhados lá. 

Pilhar a imaginação

No Brasil é mais fácil explicar. É a minha rede de queridos amigos! Pequena, forte, eficiente, rápida, tagarela. Todos são importantes! Todos estão conectados comigo, numa relação de interdependência explícita.Tem os amigos que eu conheço, que são os seguidores oficiais do Conversação. Tem os amigos da minha página pessoal e da minha fan page do Facebook. Tem os amigos do Twitter e do Google+. Tem os amigos declarados. Tem os amigos anônimos. E todos me ajudam! Mandam recados, conteúdos, me inspiram. Por isso, agradecer é pouco, eu sei! Porque para mim 15 mil visualizações são tudo!  Entendo que, por trás dos números e dos lugares online, estão as PESSOAS. O que tem na atitude de atenção das PESSOAS? AmorO que eu posso fazer é continuar escrevendo, e dar sequência a essa expressão em rede cujo propósito é principalmente pilhar a imaginação. 

Por isso, para encerrar este post, vou compartilhar um pensamento do filósofo francês Pierre Lévy (clique aqui), sobre a inspiradora ideologia que mobiliza as PESSOAS na rede: "Uma comunicação sem fronteiras, não controlada pela mídia. Uma identidade em rede. Mais inteligência coletiva e transparência. Outro aspecto dessa nova ideologia é o 'desenvolvimento humano': educação, saúde, direitos humanos etc. [...] Comunicação autônoma significa que sou eu que decido em quem confiar, e ninguém mais. Eu consigo distinguir a honestidade da manipulação, a opacidade da transparência. Esse é o ponto da nova comunicação na mídia social".

Se você gostou do recado, compartilhe! Seu clique faz a rede crescer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário