quinta-feira, 6 de junho de 2013

COMUNICAÇÃO É COMPROMISSO E VALOR SOCIAL

Eu não pretendia escrever mais um post sobre sustentabilidade hoje. Mas entrei nas redes
sociais e dei de cara com uma capa de Relatório de Sustentabilidade (clique aqui), divulgada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE). 

Foi produzido pela empresa Imagem Corporativa, dentro do padrão GRI, modelo internacional para relatórios de gestão. Bom, até aí nenhuma novidade. As empresas estão, cada vez mais, empenhadas em buscar esse tipo de formato, porque é o mais reconhecido e consumido pelo mercado. 

Um relatório de gestão com padrão internacional tem maiores chances de estabelecer um diálogo com investidores, despertar interesses de empreendedores porque procura colocar em destaque valores tangíveis e intangíveis conquistados pela administração. Portanto, não se trata apenas de mostrar ações sustentáveis, mas oferecer evidências sobre a segurança da atuação social, ambiental e economicamente consciente e - principalmente - as condições de continuidade do negócio. É assim que se investe em Comunicação, para atrair Retorno sobre Investimento (ROI), Retorno sobre Atenção (ROA) e Retorno sobre Relacionamento (ROR).

Então, qual é a grande novidade do dia? A grande novidade foi o destaque que a COMUNICAÇÃO ganhou na capa do relatório de sustentabilidade. COMUNICAÇÃO assumida como VALOR SOCIALCOMPROMISSO, como INTERAÇÃO, como fator promotor de INTERDEPENDÊNCIA, como prática de TRANSFORMAÇÃO.

Relatórios revelam

Comecei a gostar de relatórios quando fazia freelas de transcrição de entrevistas com os CEO de grandes empresas do mercado de consumo e serviços. Eu achava mágico contribuir com a produção de peças que às vezes eram até premiadas. Transcrever me ajudava a entender o planejamento e o objetivo do roteiro que a jornalista preparava. Para mim, era uma viagem nas palavras.

Palavras são mais que sons. Palavras são Entes e devem ser respeitados como tal. Porque têm um potencial enorme para materializar novas realidades. Várias vezes usei teóricos para explicar esse conceito aqui no Blog. Hoje vou direito no meu pensamento. Depois de transcrever, a vida me colocou para fazer Relatórios de Atividades e outros projetos de fôlego, como edição de teses e pesquisas acadêmicas. Eu adoro! Aprendo muito.

E cada vez mais, entendo que as Palavras são muito sutis, mas criam novos comportamentos, novas percepções, novos posicionamentos. Essa é a mágica! É por isso que uma empresa explicita isso na capa de seu Relatório de Sustentabilidade e uma Associação de Comunicação, a ABERJE, transforma isso em notícia do dia. Quando os gestores superarem a retórica e legitimarem essa consciência sobre a materialidade das Palavras que selecionam para a expressão institucional como compromisso social, certamente a transformação  que todos querem será mais rápida, plena e sustentável. Tudo é interdependente e o valor intangível se transforma em valor tangível, com a geração de novos negócios desencadeados pela confiança mútua  e a promessa de futuro que todos entendem como propósito comum.

Como comunicar e provocar engajamento sobre sustentabilidade são os temas da programação que mais me interessam no 4º Seminário A Sustentabilidade e o Papel dos Fundos de Pensão no Brasil (clique aqui) que a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP) vai promover no Rio de Janeiro na próxima semana.

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