quarta-feira, 5 de junho de 2013

O BOM É SER FELIZ E MAIS NADA

Nos dois posts anteriores andei escrevendo sobre trabalho escravo no Maranhão, escrevi sobre como a sociedade cobra um posicionamento oficial sobre proteção previdenciária. A denúncia é positiva. Mas a atitude é que faz diferença! As emancipação das PESSOAS começa por um posicionamento individual em busca de qualidade e sustentabilidade da própria vida, que deve ser estendida para todos.

Não se trata de dádiva, porque tudo o que é dado pode - a qualquer momento - ser tomado. Mas de conquista. Daquelas que impede o retrocesso a padrões superados de comportamento. A relação oprimido-opressor, tão bem ensinada pelo professor Paulo Freire, pode ser superada pela emancipação que a Educação ajuda a promover.

Não se trata de utopia, mas evolução - ainda que a passos lentos. Há algum tempo, a tecnologia digital era somente uma viagem de ficção científica. Hoje já está disponível até mesmo para nômades Tuaregues na África Subsahariana. 

Só que, isolada, a tecnologia não basta para um comportamento pautado pela cidadania. Temos que, primeiro, encontrar posicionamentos mais convergentes com essa evolução comportamental. Depois, assumir um papel claro e consciente de formador de opinião, educador, agente de transformação social. Não importa a escala, importa a decisão e o compartilhamento da qualidade da mensagem.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Pelo segundo ano consecutivo, na próxima semana, trabalho no 4º Seminário A Sustentabilidade e o Papel dos Fundos de Pensão no Brasil (clique aqui) promovido pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP). Já há algum tempo entendo a profunda relação entre longevidade e sustentabilidade.

Mas a relação trabalho decente para mim ainda não tinha um encaixe muito perfeito nesse contexto porque a deformação da perspectiva, limitada pela experiência pessoal, precisava ser corrigida com novas oportunidades mais amplas. Este ano estou mais preparada. E o trabalho decente, para mim, necessariamente envolve Informação Qualificada, Educação e Formação de Cultura, que se expressa por novas atitudes.

Consumo consciente, dignidade, integridade, cidadania são características do empregado ideal, empregador ideal, do governo ideal, da sociedade ideal. As escalas vão do individual ao coletivo. E precisam ser entendida tanto da perspectiva isolada, quanto conjugada.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, sei que há muito a ser feito pela transformação das PESSOAS. Mas fico feliz por saber que o meu papel profissional nesta História está ganhando as cores de um futuro que pode trazer melhores escolhas para todos. A imagem que encerra esse post foi publicada na fanpage da PREVIG (clique aqui). 
Se você gostou do recado, compartilhe! Seu clique faz a rede crescer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário