segunda-feira, 1 de julho de 2013

ESPONTANEIDADE: ATITUDE DO CORAÇÃO

A espontaneidade é um dos atributos mais interessantes da Comunicação nas redes sociais. Talvez seja o elemento mais estratégico de sucesso de toda essa infraestrutura tecnológica. Por isso, gosto de observar o movimento e a reação das PESSOAS registradas nas minhas páginas preferidas.

Na semana passada, por exemplo, um post da Fundação Celesc Celos me fez lembrar do meu propósito com o Conversação: a naturalização do conceito de Previdência Complementar. Naturalizar é um desafio, porque você tem que sugerir abordagens e significados para uma proposta de estilo diferente de vida. Aos poucos, os comportamentos e percepções vão se transformando por meio de novos vínculos, novas convicções.

Por isso, gostei da mensagem naquela manhã. Pareceu-me um convite, uma companhia  energética positiva para aquele breve momento. Resolvi, então, registrar a minha percepção. No dia seguinte, vi que algumas PESSOAS também tinham escrito e resolvi ler as reações.

E foi muito legal ver que aquela mensagem gentil tinha desencadeado manifestações bastante carinhosas e positivas na rede social. Ainda que de forma embrionária, é um trabalho de formação de embaixadores, que atuam espontaneamente, criando e ativando uma cadeia de valores positivos proposta pela marca: bem-estar, qualidade de vida, tranquilidade, segurança.

Esse movimento pode muito bem ser entendido como geração de mídia espontânea, Retorno sobre Atenção (ROA) e Retorno sobre Relacionamento (ROR). Sei que, pela natureza da Previdência Complementar, ainda estamos longe de alcançar um efeito viral. Mas tudo tem um começo. E esses sinais nos mostram que - como agentes de transformação social - estamos no caminho certo e vamos conquistar cada vez mais adeptos à ideia de um mundo melhor para todos nós.

Se você gostou do recado, compartilhe! Seu clique faz a rede crescer!


Nenhum comentário:

Postar um comentário