quinta-feira, 8 de agosto de 2013

PASTEL: RECEITA DE COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO

Pastel da Maria, premiado como o mais gostoso de São Paulo
Quinta! Aqui na rua tem feira e, claro, estou em São Paulo, terra do "um chopes e dois pastel".  Terra da perdição gastronômica. Tudo é muito gostoso.  Este post poderia ser sobre os quitutes de Essepê, mas é sobre Comunicação. Para mim, feirante é o gestor que entende toda a cadeia de processos, táticos e estratégicos, envolvidos no próprio negócio, inclusive Comunicação e Relacionamento. Do grito para chamar ao cliente à loja. "O olho do dono engorda o gado", ensinou o professor Sérgio Moreira. Lembra? Para quem não lembra, eu republico o vídeo.



Estou escrevendo isso porque, como consultora independente, vejo a angústia de muitos profissionais diante do desafio que é vender seus produtos e serviços. E as dúvidas começam de forma mais sofisticada e ingênua - porque a expectativa para fazer campanhas de mobilização bonitas e bem produzidas é grande - mas terminam de forma até simplista e radical: quanto custa? Diante dos orçamentos que naturalmente superam a previsão orçamentária, recuam e não fazem a divulgação. Perdem oportunidade!
Pastel da Maria, barraca de feira em São Paulo
Prestou atenção na foto? A Maria não tem só o melhor produto da cidade. Também assume "com todas as letras". Tem conceito visual na Comunicação no jeito da Maria montar a barraca de feira. Prestou atenção nas cores do uniforme das vendedoras, que também vão para o mobiliário? Lixeira, banquetas, toalha? Prestou atenção no banner? Na tipologia das fontes a Maria dá pistas da própria história desde seu país de origem em uma terra que concentra muitos, muitos imigrantes e migrantes. Custa? Claro! Mas a Maria investiu. E teve Retorno sobre Investimento (ROI), Retorno sobre Atenção (ROA) e Retorno sobre Relacionamento (ROR). 


Porque o Pastel da Maria é premiado. Foi divulgado em muitos guias gastronômicos de São Paulo. Foi reconhecido pela qualidade do produto. Mas foi consagrado pela popularidade - conquistada pela qualidade do atendimento e do relacionamento com as PESSOAS. Virou loja, sem perder a essência da feira. E agora, o modelo de negócio é franquia! Sucesso sempre.
Se você gostou do recado, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário