sexta-feira, 2 de agosto de 2013

UNANIMIDADE: ESQUEÇA!

Diversidade! Eis uma palavra pequena e simples na estrutura, mas complexa no significado. E, cada vez mais, vivenciamos experiências que nos colocam diante dessa forma controversa, mas verdadeira, de ser.

Na Comunicação, desperta um estado de atenção permanente. Porque é preciso monitorar a receptividade, a reação às mensagens planejadas para impactar comportamentos e a vida das PESSOAS. Afinal, um simples "oi" tem uma função e um propósito. Mensagens mais elaboradas, portanto, também devem despertar reações de todos os formatos. O escritor brasileiro Nelson Rodrigues radicalizava: "a unanimidade é burra"! Porque ele certamente valorizava a pluralidade, a controvérsia, questionadora de tudo o que, claro, é  assumido como verdade.

"Tudo muda o tempo todo no mundo!", diz o insp-irado Lulu Santos. Por isso, é interessante acompanhar a percepção das PESSOAS. Estou escrevendo isso porque ontem compartilhei na timeline do Facebook uma peça de comunicação do Itaú que integra a campanha "isso muda o mundo", sobre Educação e Cultura,  direcionadas para a construção de novos comportamentos. Gostei por juntar crianças e música clássica. São dois elementos poderosos, comoventes mesmo para mim, que não tenho filhos e gosto declaradamente de rock and roll e música pop.

 
Bom, hoje cedo, atentei para os comentários sobre esse vídeo que - do ponto de vista técnico - é impecável. Fotografia, cor, som, animação, trilha sonora. Mas uma crítica reclama que a seleção das crianças segue o padrão hegemônico: caucasiano. Ou seja, a mensagem causou uma reação adversa! Eu discordo parcialmente. Acho que uma das meninas, com os cabelos longos e crespos, de alguma forma, representa a heterogeneidade reclamada. Outra percepção reivindica patrocínio para os esportes, enfim...

A verdade é que uma instituição, ao optar por uma linha de Comunicação, para manter a coerência com seus propósitos internos, alinhamento para alcançar resultados - Retorno sobre Investimento, Retorno sobre Atenção, Retorno sobre Relacionamento - cria um processo seletivo complexo para distinguir elementos convergentes e, evidentemente, excluir os demais! É fácil criticar o que está pronto, por divergir de propósitos individuais.

O que eu gosto - pela perspectiva técnica - é que o Itaú, assim como a Coca-Cola, o Bradesco Prime, o Pão de Açúcar estão apostando a abordagem que a Leo Burnett conceitua como Humankind. Está no livro de Tom Bernardin e Mark Tussell. "Não se trata de propaganda. Trata-se de PESSOAS".

Quero encerrar esse post assim. Hoje é sexta-feira. Eu não sou cliente de nenhum desses bancos. Sempre resisti a anglicismos, mas as redes sociais, naturalmente, mudam a expressão das PESSOAS, inclusive a minha. Como comunicadora, adoraria ter criado o mote da campanha do Bradesco - viver é prime! - por isso, em alguns momentos, o melhor é priorizar a experiência de viver o que o mundo oferece de melhor! A crítica faz o mundo mudar, sem dúvida. Mas a gente precisa experimentar olhar o mundo com olhos livres, que é tão gostoso quanto uma colherada de gelatina.


Se você gostou do recado, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário