terça-feira, 15 de outubro de 2013

TRANSFORMADOR SOCIAL: TODO DIA É DIA

Para quem inventou de ter consciência de ser um agente de transformação social, tudo é oportunidade. Durante um tempo, isso parece loucura, insanidade. Mas depois passa. Naturaliza até para quem inventou a história. De tanto repetir!

Estive, na última sexta-feira, a serviço da TV ABRAPP e pude assistir a algumas apresentações muito instigantes no I Encontro de Educação Previdenciária dos Fundos de Pensão, promovido pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP) em São Paulo. Repetição foi um dos recursos de Comunicação que ganhou destaque na apresentação de Roberto Eiras Messina, que estava no painel Educação Previdenciária como ferramenta na redução do contencioso judicial.

Alguns comportamentos estão biologicamente implantados - o imediatismo, a compulsão - que a desautomação é um verdadeiro processo de reeducação. A transformação do comportamento, portanto, depende de um processo contínuo de exposição a propostas diferentes, sempre apresentadas de forma nova. É a repetição até a saturação, pela perspectiva do "emissor". E a legitimação da mensagem, pela perspectiva do "receptor".  A definição clássica dos atores do processo de Comunicação só foram utilizadas aqui como recurso expressivo. De verdade, esses papéis se alternam continuamente na construção da mensagem.

Muita repetição

Eu espero que a palestra do Roberto Messina seja repetida em outras oportunidades. O material é lindo. A energia é leve. A mensagem é estratégica e fácil de ser entendida. Educação é, além de tudo, uma conceito econômico. Alguns autores têm associado a gestão do patrimônio intangível a questões de competitividade global e soberania nacional.

Os líderes da Previdência Complementar têm sido alertados - desde o lançamento do Guia PREVIC de Melhores Práticas de Gestão em Fundos de Pensão - sobre a relação entre Comunicação/Educação, prevenção e mitigação de riscos. Comunicação e Educação Previdenciária são temas dos capítulos de Supervisão Baseada em Riscos e Governança.

E não adianta ser míope em relação à natureza do negócio! Trabalhamos com longo prazo, inclusive para os resultados da Comunicação e Educação, que são in-ves-ti-men-to! Formação de massa crítica, transformação do comportamento (clique aqui). Mas, uma vez alcançados, esses resultados se convertem em confiança e cidadania.

Curtiu? Então, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário