terça-feira, 28 de janeiro de 2014

CARREIRA PARA SEMPRE SÓ NA FICÇÃO

Imagem do artista romeno Caras Ionut.
 A longevidade, sem dúvida, será o grande elemento de transformação do comportamento no século 21. E, quando eu registro aqui os dados estatísticos, os estudos, as interpretações, sempre chego à mesma conclusão!

Longevidade inclui o "velho" em uma perspectiva sempre nova!

Porque longevidade é uma conquista do século 20! E eu me dei conta disso durante meu trabalho na cerimônia do Dia do Aposentado, quando tive oportunidade de entrevistar PESSOAS de todas as idades, fazendo suas leituras sobre essa vida cada vez mais longa.

Tudo me influenciou, mas acho que a história de protagonismo no mercado de trabalho, que o médico geriatra Marcos Cabrera propôs é a mais provocativa. Porque, é verdade, as PESSOAS, especialmente os jovens,  não pensam mais em carreira para sempre. Mas a longevidade exige que elas se ocupem para sempre! Mantenham-se ativas para sempre. Busquem sentido para a vida para sempre!

Estou escrevendo sobre isso porque os vídeos da TV ABRAPP em breve estarão disponíveis para serem conferidos e todas as histórias registradas no Dia do Aposentado são muito sensíveis: gente que, na aposentadoria, atua como cineasta, empreendedor, consultor. Gente curiosa que acompanha os movimentos da NASA. Gente que parou de dirigir aos 80 anos e que, aos 92, ainda faz de tudo e se orgulha da própria lucidez. Uma riqueza, como diz o médico Marcos Cabrera! A ressignificação da aposentadoria, como ensina o professor Nivaldo Cândido de Oliveira Jr.


Há muitas questões envolvidas na experiência de longo prazo. Mas a mudança do mercado de trabalho chama muito a atenção. Talvez porque, em São Paulo, está cada vez mais evidente a presença da população madura ocupando espaços públicos. E isso é novo! 

Até há poucos anos, em São Paulo,  acho que por proteção, o costume era limitar os idosos ao espaço privado. Claro! O ritmo acelerado da cidade epicentro do trabalho era [e ainda é] hostil com cidadãos que demandam outras abordagens. 

Mas teremos que nos reeducar. Marcos Cabrera fala até mesmo de uma nova Pedagogia, baseada na experiência e não na memória, para facilitar a permanência das PESSOAS idosas no mercado, uma vez que, sim, o mundo vai envelhecer, mas não vai parar.

Estamos, meu bem, por um triz pro dia nascer feliz!

Enquanto os vídeos da TV ABRAPP não estão disponíveis, quero compartilhar aqui uma campanha publicitária da Infojobs que está no ar e que retrata de forma alegórica essa questão das mudanças do mercado de trabalho. 

O que eu gosto: a narrativa de um processo de admissão profissional do século 21! A jovem exige o benefício da Previdência Privada que é retratado como diferencial, como realmente é. Até pouco tempo, uma relação profissional estável era sustentada por um plano de carreira!

O que me parece vulnerável: sugere que a relação de trabalho é para sempre; um casamento! Essa realidade valia até o século 20. No século 21, está superada, tornando-se cada vez mais ficção! 

De qualquer forma, o recado é divertido e retrata espontaneamente uma transformação que os aposentados do século 20 conquistaram: primeiro, uma aposentadoria digna. Agora, protagonismo. Por isso, a Previdência Privada será cada vez mais  objeto de atenção para os jovens do século 21.



Curtiu? Então, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário