quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

CIDADÃO CÓSMICO: ELE ESTÁ POR AÍ, NOS CANTOS DO MUNDO!

Imagem do artista romeno Caras Ionut
Sim, agora todos os depoimentos da TV ABRAPP registrados no Dia do Aposentado estão no ar (clique aqui)! E eu estou, mais uma vez, pensando sobre as palavras preciosas do médico geriatra Marcos Cabrera.

O protagonismo, o bônus, a química e o tempero sobre os quais Marcos Cabrera fala e que podem tornar a nossa sociedade mais interessante vão depender de uma conexão intergeracional interdependente e diferenciada.



"A sociedade que a gente vai criar" é baseada na conexão para revelar o "tesouro que está escondido". Eu não tenho dúvida disso, porque trabalho com PESSOAS de diferentes grupos etários, aproveito todas essas relações, incorporo as muitas provocações e sei que está aí o principal valor dos resultados que ofereço. Essas conexões me obrigam a olhar o mundo por outras perspectivas todos os dias.

Mais do que reconhecer a importância da conquista financeira, da tranquilidade, da qualidade de vida, temos que aprender a legitimar o valor das histórias de vida e do repertório das PESSOAS, independentemente da idade! É um processo educativo da sociedade.

O tempo sempre a seu favor

Em tempos de longevidade, o tempo sempre a seu favor é mais do que um mantra. O professor Nivaldo Cândido de Oliveira Jr., que reconhecidamente acompanha o processo evolutivo do mercado de Previdência e Saúde Complementar, explica como o comportamento, as atitudes refletem esse protagonismo que se começa a observar entre aqueles que estão vivendo plenamente a longevidade. Se, até o século 20, a bandeira era dignidade, no século 21, as bandeiras são atividade, participação e lucidez



De uma forma curiosa, fala-se menos em dinheiro. Fala-se nessa inclusão e nessa interação que dão sentido e perspectiva às histórias de vida de cada um e a todo o trabalho que a Previdência Complementar realiza nesse contexto. 

A conexão e interdependência vão nos revelar os novos modelos de aprendizagem, novos mapas mentais, os novos sentidos, as novas articulações, as novas possibilidades de combinação da realidade.

Por isso, vou encerrar este post com o depoimento apaixonante de Antônio Carlos Costa, da FAELBA, que em poucos minutos revela o tal tesouro que começa no indivíduo e se desloca para a família, a comunidade local, global até chegar à comunidade universal. Ele é um exemplo real daquilo que ainda seremos: cidadãos cósmicos!



Curtiu? Então, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário