quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

AS REINVENÇÕES DE UMA VIDA LONGA

Painel do grafiteiro Eduardo Kobra
Aos 82 anos, Fernando Henrique Cardoso foi pauta dos noticiários esta semana. Ele formalizou sua união estável com a jornalista Patrícia Kundrát, de 36 anos (clique aqui).  É cada vez mais comum esse tipo de situação e exemplos não faltam. Entretanto e sem dúvida, o ex-presidente responsável pela implantação do polêmico e impopular fator redutor da aposentadoria, é um caso emblemático.


Hoje, nas redes sociais, a GAMA Consultores Associados divulgou o artigo 15 milhões na quarta idade - setores deverão se adaptar à realidade (clique aqui). Quem, como eu, acompanha os registros produzidos sobre o novo fenômeno da longevidade, sabe que - além dos setores - toda a sociedade deverá se modificar! Lembra do médico geriatra Marcos Cabrera (clique aqui) falando sobre o novo "tempero" da sociedade em entrevista à TV ABRAPP?

Ele chama à atenção para dois fatores: o mercado de trabalho e à reorganização familiar. As bodas de ouro conquistadas pela longevidade - cada vez mais - serão substituídas pelas terceiras, quartas, quintas famílias de cada PESSOA. Viver mais não é suficiente. Viver melhor, com mais conforto e qualidade de vida, não é suficiente. As conquistas da Terceira e Quarta Idade são protagonismo e realização!

Em seu programa Saúde Por Aí, da GNT, a apresentadora Maria Paula discutiu a questão do envelhecimento tanto pela perspectiva dos cuidados preventivos quanto das oportunidades de realização. Apresentou estudos da Universidade de Standford e da opção pela vida em comunidade, para fugir à solidão (clique aqui|).


Você é o que você compartilha


"O Pensador", na concepção do grafiteiro Eduardo Kobra
Como Educomunicadora, eu entendo que a longevidade é também um desafio para a expressão e a autoexpressão, a identidade! Porque talvez a tribo dos veteranos seja a primeira a concretizar uma experiência efetiva e significativa de rede e compartilhamento. Porque eles serão os pioneiros a buscar serviços e soluções para viver bem a longevidade. 

Por enquanto, sabemos de decisões individuais: os cuidados com a saúde, as decisões de aposentadoria, as novas uniões. Mas tudo isso faz sentido sem compartilhamento? Sem troca?

A resposta é óbvia: não! O isolamento é um paradigma que esses pioneiros da longevidade terão de aposentar definitivamente!

Para mim, a solução mais efetiva é a troca intergeracional - Fernando Henrique Cardoso é um bom exemplo de novo! Ele pode incomodar, porque - ao oficializar a união - mostra resistência ao projeto de acomodação, aposentadoria, chinelo, pijama. Reafirma sua identidade: 82 anos de idade e contando! É um homem do seu tempo.

A respeito da liderança, o professor e palestrante Dado Schneider, em seu livro O mundo mudou... bem na minha vez!, diz: "É mais difícil liderar hoje. É preciso mais esforço e muito mais trabalho, pois o profissional moderno só aceita ser liderado por um líder moderno".

Eu entendo que esse posicionamento pessoal - cheio de personalidade, de automomia, de reinvenção e autenticidade - é um caminho para essa expressão da Terceira e Quarta Idade, um caminho para o protagonismo que - não há motivos para ser diferente - pode transformar radicalmente a perspectiva sobre liderança no século 21.

Curtiu? Então, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário