sexta-feira, 21 de março de 2014

EM AMBIENTES COMPLEXOS, A SIMPLICIDADE É MAIS QUE VALOR


Para uma sexta-feira de março, totalmente cinza em Essepê, o dia nas redes sociais on e off line está bastante intenso. Terminei de garimpar no Lendo a Mídia Internacional (clique aqui) algumas dicas muito coerentes sobre investimentos do sempre lúcido Warren Buffett. Para quem não conhece, ele é um homem de 84 anos, reconhecido como o investidor mais bem-sucedido do mundo (clique aqui).

Todo mundo sabe da minha limitação para lidar com números. Na minha terra, um mais um é dois. Se for mais eu não pago. Se for menos, eu fico contente. E como transpor essa regra elementar para um ambiente mais complexo? Buffett ensina: 
"Não é preciso ser um especialista para ter retornos satisfatórios. Se você não é um especialista, reconheça suas limitações e siga um caminho que provavelmente levará a um destino seguro. Mantenha a simplicidade. Quando lhe prometerem retornos rápidos, seja igualmente rápido em recusar a oferta".
Isso me faz lembrar que a regra de evitar ilusões com o que é fácil, rápido e imediato também vale para os resultados de Comunicação e a Educação Previdenciária. Hoje li o artigo Compartilhar para Reduzir Custos, publicada na edição 390 da Revista Fundos de Pensão. Fiquei imensamente feliz porque as Entidades Fechadas de Previdência Complementar da Região Sudeste vão se organizar para reproduzir localmente o modelo de sucesso alcançado pelo Programa A Escolha Certa, originalmente lançado em Santa Catarina, que eu tanto admiro e divulgo aqui no espaço virtual e onde quer que eu vá no espaço real. O Programa A Escolha Certa (clique aqui) tem muitos atributos relevantes, que merecem ser permanentemente revistos e reconhecidos:
"As vantagens são a integração como fator de viabilidade, minimização de custos, otimização de esforços, possibilidade de edição e personalização dos materiais e flexibilidade para o uso do programa em cada entidade", diz Danielle Schmidt Foletto Xavier, gerente de Atendimento e Comunicação da Previg e responsável pelo Escolha Certa. Já entre os desafios do modelo estão a diversidade dos públicos das entidades, a padronização de linguagem nos materiais e a escolha adequada dos canais de comunicação. [...] Hoje, a estimativa é que o Escolha Certa atinja, aproximadamente, 350 mil pessoas". 
Quanto mais, melhor

Também hoje, o Diário dos Fundos de Pensão trouxe o destaque REDES SOCIAIS: GUIA SERÁ LANÇADO EM MAIO (clique aqui). Trata-se de um trabalho da Comissão Técnica Nacional de Comunicação e Marketing da Associação Brasileira dos Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP) para incentivar o uso das redes sociais pelas associadas que integram o Sistema.

Sem dúvida, trata-se de uma janela de oportunidade de compartilhar o conceito e a atitude previdenciária tanto junto a públicos de interesse quanto junto à própria sociedade, ainda tão carente de informação qualificada sobre Educação Previdenciária.

Também é uma oportunidade para criar novas abordagens e simplificar a linguagem, ainda muito marcada por jargões técnicos. O diálogo favorece novas soluções e, sem dúvida, democratiza e naturaliza aquilo que a técnica assume como território privado. Os ganhos serão para todos! 


É bom lembrar que, esta semana, o Diário dos Fundos de Pensão também noticiou a criação da UNIABRAPP Corporativa, escola de negócios para fazer diferença na excelência da qualificação técnica dos operadores da Previdência Complementar.


Pela perspectiva da Comunicação e Educação Previdenciária, 2014 avança promissor! Vamos acompanhar, acreditar e trabalhar para multiplicar os resultados desse trabalho que em 2009 era só promessa com potencial para desencadear o fenômeno que a Física Quântica nomeia como Efeito Borboleta.

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