segunda-feira, 24 de março de 2014

OTIMISMO: UMA DEMANDA HUMANA


Este belo infográfico foi publicado no site Expectativa de vida ao nascer (clique aqui) e mostra uma conquista fabulosa: a longevidade que, na Europa é maior do que nas demais localidades do planeta. Para quem vai acessar a versão original do mapa, é interessante notar as conquistas que só o tempo revelam. 

O homem neolítico tinha uma expectativa de vida de 20 ano de idades. Na Era do Ferro, o indivíduo vivia em média 26 anos. Na Grécia Antiga, 28 anos. Na Idade Medieval, 30. E, até o século 19, a média da expectativa de vida era de 32 danos de idade. Depois disso, o salto é absurdo, a partir da metade do século 20, quando o homem conquista uma expectativa de vida de 50 anos de idade. O indivíduo que nasceu em 2013 em Mônaco, seguramente, tem muitas chances de atingir os 90 anos de idade com facilidade.

Este post complementa algumas reflexões que eu tenho publicado aqui no CONVERSAÇÃO há algum tempo: é preciso entender melhor os impactos dessa mudança etária. Porque ela tem impactos para a Economia, para a Política, para a Sociologia, para o Direito, para a Tecnologia da Informação, para a Comunicação, para a Educação, para a Arquitetura e Urbanismo, para a Medicina.

Na semana passada, participei de uma reunião institucional, cuja palavra de ordem era OTIMISMO. Penso que se eu fosse neolítica, essa demanda teria, sim, um toque de utopia. Mas, sou uma mulher madura do século 21. Portanto eu estou experimentando um bônus da idade, que traz conquistas conquistas interessantes. Por exemplo: muito deslumbramento eu já vivi e vi. Muita ansiedade. Muito apego. Muitas crises. Portanto, o que realmente sobra do balanço dessas experiências ou é otimismo ou pessimismo que, naturalmente, são excludentes. 

Para começar, OTIMISMO faz bem à saúde. Portanto, não há o que pensar sobre a escolha mais inteligente. Para continuar, OTIMISMO dá mais gás para a produção. A gente trabalha mais quando está motivado. OTIMISMO até sofre os impactos do ambiente, mas é totalmente alheio ao ambiente. O OTIMISMO faz você enfrentar, independentemente de resultado do futebol, das eleições, das flutuações da Bolsa de Valores e do câmbio.

Penso que o ser humano tenha passado por tantos desafios e continuado a ocupar o topo da
pirâmide alimentar simplesmente porque ele tem a informação OTIMISMO gravada no DNA. Não foi acaso, nem foi à toa! E, talvez, só por mera provocação a LONGEVIDADE seja um reflexo dessa doideira que é ser humano: desprovido de garras, presas, força física, habilidade natural para nadar, voar, camuflar. Porém totalmente louco para acreditar na própria capacidade de criar e se reinventar.

Sim! Vamos assumir uma grande demanda que exige planejamento, controle, inovação e, agora, OTIMISMO. A ideia me deixa muito empolgada. Porque quero acompanhar o movimento, quero aproveitar para viver e ver o que ainda eu não vivi e vi. Mais do que isso, quero ajudar a produzir o que ainda é ideia, imaginação. Tempo eu tenho. E OTIMISMO é uma questão de determinação e fé interior.

Curtiu? Então, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário