sábado, 5 de abril de 2014

ATRAÇÃO E ENGAJAMENTO NO MUNDO MODO BETA PARA SEMPRE

Na próxima semana, eu vou trabalhar com a elaboração de relatório e um tema muito estratégico para todo negócio: atração, retenção, engajamento, fidelização e satisfação do cliente. Estou estudando alguns cases, porque estudar sempre ajuda na hora de registrar, analisar e oferecer a consultoria técnica: serviços contratados pelo patrocinador do evento. 

Quando mais eu estudo, mais ficam claras para mim as lições do professor Sílvio Meira sobre gestão de negócios inovadores: o mundo em modo beta para sempre e complexidade. Porque cada caso tem um problema específico, cuja solução - sob medida - atendeu à situação. Por exemplo: o fenômeno Porta dos Fundos no Youtube e a venda de espaços para merchandising aconteceu de modo totalmente inusitado. E se transformou em um grande negócio publicitário (clique aqui). O sucesso fidelizou marcas importantes como Spoleto (que terminou criando um call center, como desdobramento da ação de Comunicação), Fiat , Lacta, LG.

Esta semana, nas redes sociais, um outro caso muito interessante sobre um posicionamento institucional na divulgação de seu produto. A peça de Comunicação fez uma interpretação da estrutura familiar do século 21 para vender matinais.



O fato é que alguns clientes não gostaram da ideia e passaram a enviar mensagens para os canais corporativos de relacionamento. Ao invés de se redimir pela escolha, a empresa reafirmou seus valores e, para isso, criou uma outra peça de Comunicação.

Convidou duas artistas que, primeiro utilizaram as mensagens impressas de desaprovação e rejeição ao produto e à marca. Depois, completaram o recado institucional com as mensagens de apoio dos clientes que entenderam e se identificaram com a primeira campanha.


O fato é: tudo está em construção o tempo todo. Modo beta para sempre. E o mundo é realmente complexo. As PESSOAS podem ser previsíveis. Mas nossas respostas podem ter outro caráter e ensinar às PESSOAS sobre o valor das novas atitudes, dos novos comportamentos.

Veja! Convencimento e persuasão - tão próprios da Comunicação funcionalista do século 20 - estão sendo naturalmente substituídos por posicionamento e respeito. E isso, sem dúvida, termina migrando e transformando processos estratégicos de atração, retenção, engajamento, fidelização e satisfação do cliente. 

O alinhamento espontâneo e CONSCIENTE às propostas institucionais têm mais valor, porque são mais sustentáveis no longo prazo. Em geral, também minimizam risco jurídico inerente ao negócio. É uma forma mais civilizada de vínculo.

Planejamento & disruptura

O mundo em modo beta para sempre exige algumas atitudes. No meu caso, planejamento de tudo o que eu sei... E o que eu sei é ínfimo perto de tudo o que há para saber. Por isso, planejamento é tão importante! Ele liberta a atenção para tudo o que ainda há para saber. E eu posso criar um estado de prontidão para o novo, para a oportunidade de registrar aquilo que ainda não está nos cases, nas soluções e receitas prontas que estão por aí.


O professor Rubem Alves ensina que uma experiência só pode ser avaliada em relação ao aprendizado que ela é capaz de proporcionar. E eu estou esperando aprender muito com o trabalho que vai acontecer na próxima semana.

Tem mais uma percepção sobre a qual quero escrever para finalizar este post. Desde o início de 2013, às vezes, uso imagens produzidas por Wellington Campos para ilustrar meus posts e o conteúdo de meus cursos. Não é sem motivo. Para quem não conhece, Wellington Campos é um publicitário brasileiro que conquistou a maior legião de seguidores no Instagram. Um fenômeno de Comunicação ainda além das interpretações, das explicações, teorizações. Ele é genuíno, autoral, brilhante.

Conheci Wellington Campos, quando éramos alunos do professor Gil Giardelli, na 15ª turma do curso Inovadores ESPM.

Esta semana Wellington Campos foi matéria da Forbes Brasil. E o que mais me impressiona nessa história de sucesso é a naturalidade com que o artista vai criando imagens e encantando PESSOAS do mundo inteiro. Ele é fiel à sua própria mensagem. E o mundo é fiel a ele. Ele curte fazer as imagens. E o mundo compartilha dessa experiência de curtição. 

Eu desconheço outra história de engajamento espontâneo tão singela, poderosa e inovadora. Wellington Campos mal usa palavras nas legendas, mas todas às fotos passam uma mensagem muito eloquente de receptividade. Ele não vende um produto diretamente... não está preocupado em colonizar a alma alheia. Mas ressignifica seus heróis. E conquista PESSOAS de todas as idades. É a experiência de atração, retenção, engajamento, fidelização e satisfação do cliente mais orgânica que eu já vi.

Aliás, escrevi sobre esses três cases aqui justamente porque para mim eles contribuem com a disruptura do olhar. Se planejamento e estado de prontidão são estratégicos, aprender a olhar o que não acomoda os olhos é outra ferramenta útil para quem pretende investigar e registrar novas possibilidades sobre atração, retenção, engajamento, fidelização e satisfação do cliente. Que venha a próxima semana!

Curtiu? Então, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário