sexta-feira, 4 de abril de 2014

PILHA QUE VIRA!


A gente sabe que a sexta-feira vai ser feliz quando, já na virada (agora são 23h58 da quinta-feira), recebe uma notícia assim:
"Sabia que a newsletter com seu artigo bateu todos os nossos recordes de leitura, em apenas dois dias?? Nunca tínhamos recebido um número tão grande de visualizações. E temos recebido alguns pedidos de inclusão de e-mails na newsletter, o que nos indica que pessoas gostaram do conteúdo e querem nos acompanhar a partir de agora. Esses sinais quantitativos são legais, importantes, e sem dúvida ratificam a qualidade do conteúdo. Pois isto é o que a gente mais quer, é poder levar uma mensagem própria, com conteúdo e opinião bem fundamentada, e nisto você também acertou no alvo!"
Quem assina o recado é o Diretor Administrativo e Operacional da GAMA Consultores Associados, Guilherme Brum Gazzoni. Os destaques são por conta do meu ego pilhado então, evidentemente, foram feitos por mim. Quem ainda não leu o artigo e quiser prestigiar agora, é só clicar aqui.

Desde o convite para escrever - que também foi feito pelo Guilherme Brum Gazzoni - a energia deste trabalho foi muito forte. Eu estava voltando de uma reunião em Capinas, cidade próxima a São Paulo, quando recebi a ligação muito polida, muito cuidadosa, muito generosa na oferta da coluna Conversando sobre Previdência, da newsletter institucional. Quando negociei a pauta e combinei a avaliação técnica da abordagem do texto, o tratamento também foi da mesma categoria. E o feedback, entusiasmante. 

Percebe a energia? Não dá para segurar o coração quando a coisa vai ganhando essa configuração. Mesmo assim, eu estava apreensiva, porque sabia que o tema sobre o qual eu quis escrever era técnico, mas com uma pegada meio marrenta: Comunicação com Patrocinadores, numa interface com escrituração contábil. Deu certo!

Efeito borboleta

Efeito borboleta é uma teoria matemática que coloca em perspectiva e escala o resultado de qualquer evento, por mais prosaico que possa parecer. Eu já escrevi sobre o efeito borboleta em outros textos e posts. Para mim, ele é emblemático. Diz de tudo que ganha proporções imprevisíveis. É meio parecido com aquela minúscula lei da Física, E=mc²! Lembra também aquela história dos juros compostos, sobre os quais Albert Einstein definiu: "Os juros compostos são a força mais poderosa do universo"Ele falava de empoderamento para a riqueza. Eu também! Só que eu estou falando de riqueza simbólica, riqueza do imaginário, riqueza do repertório, riqueza da argumentação. Riqueza da coerência.

Por experiência, eu sei que essas oportunidades são uma abertura minúscula e luminosa na dobra do tempo/espaço. Tem que pegar pelo topete, porque oportunidade é careca na nuca. E eu, por sorte, sei que a minha vibração muda  quando essas situações se materializam.

Quer outro exemplo, cara pálida? No Carnaval, eu postei aqui a minha interpretação sobre a Instrução Normativa PREVIC nº 5. Arrisquei, porque não tenho embasamento jurídico. Só um pouco de estrada com Comunicação e Educação Previdenciária para Participantes e Assistidos.

Ontem (3 de abril) o Diário dos Fundos de Pensão (clique aqui) publicou o posicionamento da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP) sobre o tema. E adivinha? Muito, mas muito similar à avaliação que eu antecipei aqui, no CONVERSAÇÃO. Quem quiser conferir, é só fazer uma busca até fevereiro/2014, que as reflexões estão todas registradas.

Bom, para encerrrar, afinal, já é sexta-feira, mais uma vez, eu vou escrever uma palavra que está nos trabalhos que eu faço: PAIXÃO! Há quem discorde, mas eu vou sempre defender que PAIXÃO é um diferencial e tanto, para tudo que se possa fazer. É um diferencial sem concorrência. Mensurável qualitativamente, é claro. Porém, quando permite uma avaliação quantitativa, aí não tem pra ninguém. 



Curtiu? Então, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer

Um comentário:

  1. "Sabia que a newsletter com seu artigo bateu todos os nossos recordes de leitura, em apenas dois dias?? Nunca tínhamos recebido um número tão grande de visualizações ...
    Grande escriba, esse é o resultado de quem tem amor no que faz, coração aberto para o trabalho e compartilhamento aos que vibram na mesma frequencia..
    PARABÉNS! Nivaldo

    ResponderExcluir