Imagem do artista romeno Caras-Ionut |
Entre outros assuntos, Alexandre Melo falou sobre democratização da produção da mensagem corporativa. Confesso que fiquei perplexa, porque não havia parado para refletir em como a Comunicação depende do alinhamento de diferentes forças convergentes para ser produzida e transformada, porque é na lapidação do conteúdo, que a mensagem evolui.
Hoje, o Diário dos Fundos de Pensão divulgou notícia sobre o trabalho de profissionais de Comunicação para a produção colaborativa de um gibi e um site sobre Educação Previdenciária (clique aqui). Penso que a TV ABRAPP é outro exemplo forte de trabalho colaborativo e interdependência, porque reúne mensagens de profissionais de diferentes categorias com olhares específicos sobre a Previdência Complementar.
Tem um outro trabalho colaborativo bacana feito por várias EFPC. Trata-se de um Guia de Previdência Complementar, em formato de infográfico (clique aqui)
Realidade ampliada
Comunicação no século 21 obriga a atuação com uma perspectiva ampliada da realidade on e off line. Portanto, requer predisposição para ampliar e compartilhar as possibilidades de expressão. O trabalho colaborativo com parceiros técnicos já influencia sobremaneira os resultados. Há duas semanas, estou envolvida em eventos para Participantes e Assistidos realizados pela EMBRAER PREV.
Como se trata da segunda edição de um encontro presencial implementado em novembro de 2013 que reuniu praticamente a mesma equipe técnica - SUPORTE, MASKAVO, RUBIK, LAS Consultoria, GAP Asset Management, BB DTVM - para desenvolver temas e registros similares aos realizados em 2013, confesso que a minha expectativa era de pouca surpresa. Entretanto, o foco do resultado foi completamente diferente. Se - no primeiro - Performance dos Perfis de Investimento desencadeou a percepção forte de pertencimento, no segundo, causou uma reação de responsabilidade sobre o planejamento com horizonte previdenciário.
Fico imaginando como seria essa construção se pudéssemos, desde já, utilizar uma estratégia colaborativa que incluísse os registros pessoais de Participantes e Assistidos para compartilhar o conteúdo.
Quem ainda não entendeu onde quero chegar com essa reflexão, seguem dois exemplos. O primeiro é uma estratégia do músico Marcelo Jeneci, que utilizou cenas reais de casamento disponibilizadas por casais dispostos a figurar no clipe oficial da canção Prá Sonhar. Está com mais de três milhões e meio de visualizações no Youtube.
O outro vídeo é da Coca-Cola que também utilizou uma estratégia similar para criar uma mensagem institucional. Consumidores criam expressões diferentes, ampliam o sentido e compartilham a mesma mensagem. A empresa só faz a gestão e a edição do conteúdo. Genial!
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