quinta-feira, 22 de maio de 2014

COMUNICAÇÃO COLABORATIVA AMPLIA SENTIDOS DA MENSAGEM

Imagem do artista romeno Caras-Ionut
As redes sociais estão reconfigurando a Comunicação Corporativa. Há alguns dias, assisti a um trecho da uma palestra de Alexandre Melo, diretor da V&B OfficeWare, apresentada durante o 5º Encontro Nacional de Comunicação e Relacionamento dos Fundos de Pensão, realizado pela Associação Brasileira dos Fundos de Pensão - ABRAPP, em Brasília.

Entre outros assuntos, Alexandre Melo falou sobre democratização da produção da mensagem corporativa. Confesso que fiquei perplexa, porque não havia parado para refletir em como a Comunicação depende do alinhamento de diferentes forças convergentes para ser produzida e transformada, porque é na lapidação do conteúdo, que a mensagem evolui.

Hoje, o Diário dos Fundos de Pensão divulgou notícia sobre o trabalho de profissionais de Comunicação para a produção colaborativa de um gibi e um site sobre Educação Previdenciária (clique aqui). Penso que a TV ABRAPP é outro exemplo forte de trabalho colaborativo e interdependência, porque reúne mensagens de profissionais de diferentes categorias com olhares específicos sobre a Previdência Complementar.


Tem um outro trabalho colaborativo bacana feito por várias EFPC. Trata-se de um Guia de Previdência Complementar, em formato de infográfico (clique aqui)

Realidade ampliada

Comunicação no século 21 obriga a atuação com uma perspectiva ampliada da realidade on e off line. Portanto, requer predisposição para ampliar e compartilhar as possibilidades de expressão. O trabalho colaborativo com parceiros técnicos já influencia sobremaneira os resultados. Há duas semanas, estou envolvida em eventos para Participantes e Assistidos realizados pela EMBRAER PREV

Como se trata da segunda edição de um encontro presencial implementado em novembro de 2013 que reuniu praticamente a mesma equipe técnica - SUPORTE, MASKAVO, RUBIK, LAS Consultoria, GAP Asset Management, BB DTVM - para desenvolver temas e registros similares aos realizados em 2013, confesso que a minha expectativa era de pouca surpresa. Entretanto, o foco do resultado foi completamente diferente. Se - no primeiro - Performance dos Perfis de Investimento desencadeou a percepção forte de pertencimento, no segundo, causou uma reação de responsabilidade sobre o planejamento com horizonte previdenciário.

Fico imaginando como seria essa construção se pudéssemos, desde já, utilizar uma estratégia colaborativa que incluísse os registros pessoais de Participantes e Assistidos para compartilhar o conteúdo. 

Quem ainda não entendeu onde quero chegar com essa reflexão, seguem dois exemplos. O primeiro é uma estratégia do músico Marcelo Jeneci, que utilizou cenas reais de casamento disponibilizadas por casais dispostos a figurar no clipe oficial da canção Prá Sonhar. Está com mais de três milhões e meio de visualizações no Youtube.




O outro vídeo é da Coca-Cola que também utilizou uma estratégia similar para  criar uma mensagem institucional. Consumidores criam expressões diferentes, ampliam o sentido e compartilham a mesma mensagem. A empresa só faz a gestão e a edição do conteúdo. Genial!


Curtiu? Então, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário