quinta-feira, 17 de julho de 2014

RESULTADOS SEM ILUSÕES


"Avalia-se a inteligência de um indivíduo pela quantidade de incertezas que ele é capaz de suportar". Immanuel Kant
Se a afirmação está correta, a humanidade é burra! Porque, exceto pelos radicais e aventureiros, 99,9% das PESSOAS, por todos os caminhos, sempre buscaram e buscam a certeza. A religião e a ciência são fundamentadas na certeza.

Os oportunistas se aproveitaram e aproveitam da crença na certeza (e na fé) para tirar vantagem da ingenuidade, da credulidade, da esperança dos demais. Quando deixaremos de ser tolos? Talvez quando encararmos os fatos e optarmos pela verdade ao invés da ilusão e do sonho. O mundo em modo beta é uma condição que começa a ser admitida no século 21.

Veja, cara pálida! Não estou escrevendo sobre fantasia. Estou escrevendo sobre atitude previdenciária. Ontem, um artigo de Guilherme Gazzoni, um dos diretores da Gama Consultores Associados, chamou minha atenção. Em Gestão de investimentos: é possível superar o mercado?, o autor analisa os resultados de uma pesquisa do Pensions Institute sobre as decisões de investimentos em 516 fundos de ações ingleses no período de dez anos. E questiona os resultados. Para ler mais, clique aqui.

A conclusão que se chega é que os melhores resultados - no fim das contas - foram os baseados em práticas, no mínimo, menos complexas e mais ortodoxas. Talvez menos glamourosas, mas efetivas. Mais convencionais e menos incomuns. Menos arriscadas e mais econômicas.

Em um momento em que muitos analistas tentam descobrir o que vai acontecer com os investimentos no Brasil pré e pós eleição - porque o mercado financeiro está se mostrando cada vez mais sensível a essas questões políticas - é interessante observar que os gestores mais efetivos em resultados são os mais conservadores nas decisões. E o posicionamento que parece estar na base dessas decisões de proteção do patrimônio é realmente o resultado no longo prazo. O resultado sustentável.

Sem mágica, com alegria!

Longe de mim avançar para uma área do conhecimento que não domino - os números, a Economia, a Política, os Investimentos. Mas penso que analisar histórias reais ajuda a criar referências mais sólidas para as expectativas sobre um tema que nem sempre é fácil entender. 

Warren Buffett, um dos gurus mais consagrados globalmente por seus resultados em investimentos, quando explica seu sucesso, sempre procura mostrar que tudo é muito pragmático. E apostas consistentes não dão resultado antes do tempo certo. Tudo é construído num universo paralelo, além das incertezas. 

Pode dizer que é loucura, cara pálida! Se preferir outra descrição, então considere essa: tudo é construído nesse universo que conhecemos, junto e misturado nas incertezas,  riscos, instabilidades do mercado financeiro, mas mantendo um planejamento com horizonte de longo prazo. Em 2013, os resultados de Warren Buffett voltaram a encantar Bill Gates, cliente no mínimo exigente. Afinal, ele está entre os mais ricos do planeta (clique aqui).

Em um tempo em que tanto se valoriza a inovação, o inusitado, as soluções extraordinárias, talvez seja também oportunidade de se reconsiderar e estressar o potencial de estratégias e táticas já conhecidas, sem expectativa de milagre e com muita tolerância às incertezas inerentes ao processo. 

Em Previdência Complementar, é cada vez mais explícito que todos devem reconhecer os limites da fórmula viver mais = acumular mais patrimônio para ter renda durante o tempo de vida pós-carreira. Viver de renda é cada vez mais uma lenda infantil para a maioria das PESSOAS comuns. Com planejamento e decisões conscientes, lúcidas e satisfação diante do possível, do tangível, do sólido, é possível transformar esses valores importantes em ganhos reais.

Curtiu? Então, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário