sábado, 30 de agosto de 2014

NO LONGO PRAZO, TUDO MUDA!

Previdência é um negócio de longo prazo. Comunicação é um trabalho de longo prazo. Educação gera mudança de comportamento no longo prazo.  Tudo é construção e sensibilização. O Globo Repórter, na última sexta-feira, mostrou como os brasileiros estão aprendendo recuperar uma defasagem da escola formal: os cálculos do orçamento doméstico a favor da realização pessoal ao invés do mercado seja em forma de consumo, seja em forma de endividamento (clique aqui).

O que eu mais gosto desta história é a capacidade das PESSOAS para se reinventarem. Ou, como diz Gustavo Cerbasi: elas aprendem a garantir o futuro sem depender dos outros. Elas conquistam emancipação. Elas ganham cons-ci-ên-cia! Aprendi isso faz pouco tempo, durante o 5º Seminário A sustentabilidade e o papel dos fundos de pensão no Brasil

Claro que - de um jeito ou de outro - eu sempre soube dessa questão do longo prazo em processos segregados: Previdência, Comunicação e Educação. Mas uma história me sensibilizou muito: a construção da Fundação Real Grandeza - que envolve investimentos sustentáveis, programa de educação previdenciária e teatro - para transformar comportamentos. 



Outra coisa que eu gosto nesta história é que tudo é feito dentro de casa (in house, como quer o jargão do mundo corporativo). Por isso, adoro a ideia de o roteiro da peça de teatro ser resultado da evolução de um talento espontâneo aliado a informação qualificada, proporcionada por um trabalho criterioso.


Mais do que fazer, tem que acreditar

A Educação Financeira e Previdenciária no Brasil só está avançando por força da legislação, do trabalho de profissionais e instituições que acreditam no potencial desta evolução social para compensar a defasagem educacional que a sociedade tem.

Em relação ao imediatismo, os resultados podem demorar um pouco a aparecer, mas sempre somam um elemento muito importante: o empoderamento individual e coletivo. A liberdade. Não é sem razão que Gustavo Cerbasi - no livro Adeus Aposentadoria - como garantir seu futuro sem depender dos outros - escreve sobre construção de riqueza e liberdade.

E, como tudo é uma questão de tempo, nas empresas, as áreas de Gestão de Pessoas agora estão começando a também criar seus programas de Educação Financeira, pensando em produtividade e resultados sustentados. É uma cadeia de valor que não se encerra no equilíbrio das contas. É o que mostra a matéria feita pelo Jornal da Globo (clique aqui).

 Curtiu? Então, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário