quinta-feira, 14 de agosto de 2014

O BARULHO DOS BONS

O CONVERSAÇÃO é um espaço curioso de troca. Eu compartilho aqui - no mundo virtual, no universo online -  tudo o que vejo por aí - no mundo real, no universo offline. E foi em uma dessas oportunidades que soube do lançamento do Canal OABPrev (clique aqui) que os operadores da Previdência Complementar de Minas Gerais, colocaram no ar esta semana. 


Além de um acervo autoral muito diversificado, o Canal OABPrev também compartilha conteúdos da TV ABRAPP, produção que teve início em 2011 com o propósito de mostrar a diversidade de abordagens do trabalho da Previdência Complementar Fechada no Brasil (clique aqui). O Canal OABPrev, entretanto, já nasce com uma vocação educativa. Os vídeos são aulas que apresentam, por exemplo, Legislação Previdenciária. Entre os operadores da Previdência Complementar, a iniciativa deve ser muito comemorada!

Afinal, é esse tipo de trabalho que - por exemplo - vai contribuir para diminuir riscos jurídicos, conforme for aumentando a clareza sobre a compreensão e disseminando a importância da legislação específica de Previdência Complementar Fechada área à qual, por suas características, não enquadra nas regras do Código de Defesa do Consumidor ou das Leis Trabalhistas. Aliás, que o Canal OABPrev seja inspiração para outros segmentos de operadores do Sistema: Contadores, Atuários, Financistas. Previdência Complementar tem muitas perspectivas!

Eu não tenho dúvidas de que esse movimento prol de uma expressão mais relevante do Sistema de Previdência Complementar fortalecerá os alicerces de um projeto de ambição muito maior: a autorregulação. Só com o protagonismo de profissionais qualificados é que esse tipo de reivindicação se consolida.

Relatório de Sustentabilidade

Outro trabalho importante, lançado ontem: o Relatório de Sustentabilidade dos Fundos de Pensão (clique aqui) pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP). O documento tem o propósito de compartilhar com a sociedade os impactos das ações das EFPC nas esferas social, ambiental e econômica, bem como suas contribuições para a governança corporativa e seu compromisso com a qualidade de vida, a cidadania e a emancipação das gerações futuras.

Sem dúvida, uma contribuição significativa para um posicionamento coletivo mais arrojado da Previdência Complementar junto à sociedade, uma vez que o documento adota um formato de prestação de contas de padrão global.

Trabalhos dessa categoria têm que ser comemorados por todos nós. Afinal é por meio dessa interdependência, dessa visão sistêmica, que nos instrumentalizamos para entender e expressar melhor, para naturalizar e compartilhar todos os atributos que contribuem para a materialização de todo o potencial da Previdência Complementar no Brasil.

Curtiu? Então, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário