terça-feira, 7 de outubro de 2014

18 MINUTOS NUM EVENTO GLOBAL


Dá licença, hoje eu vou sonhar! Em 2010, quando as primeiras orientações sobre Educação Previdenciária eram divulgadas no Brasil, eu e Marisa Bravi decidimos escrever uma monografia*. E convidamos muita gente bacana para fazer depoimentos sobre naturalização dos conceitos de Previdência Complementar, via Comunicação e Educação Previdenciária.

Conseguimos e publicamos os depoimentos de Ivan Sant'Ana Ernandes, Ausônia Donato, Devanir Silva, Felinto Sernache, Adacir Reis. Foi uma experiência incrível, que nos ajudou a sonhar com o que hoje é realidade para a ABRAPP e algumas Entidades Fechadas de Previdência Complementar: a TV Corporativa via web. 

Na TV ABRAPP, que ontem mesmo superou 74 mil visualizações de um conteúdo ultratécnico, esses mesmos profissionais atuam numa experiência colaborativa e democrática de compartilhamento dos conceitos e reflexões sobre Previdência Complementar. Até aqui, escrevi sobre um sonho que virou realidade.

De volta ao sonho

Sem rodeios: dá para Previdência Complementar ser tema de TED (Tecnology, Entertainment and Design)? O Rio de Janeiro está sediando até dia 10 de outubro um dos eventos mais disputados do mundo (clique aqui). 
O tema do TED Global 2014 é "Sul", porque esta é uma das raras edições fora do Hemisfério Norte. O foco das conversas não fica só nas ciências exatas e se expande para projetos sociais e ambientais relativos a países em desenvolvimento.
A realização é local, mas tem expressão global, porque os conteúdos serão divulgados pelo canal TED nas redes sociais. Então tem muita coisa interessante mas, um dos projetos mais aclamados é do chileno Jose Manuel Moller - a máquina contra taxa de pobreza. Daí que tem até baile funk na programação completa, mas não tem Educação Previdenciária... ainda!

Alguns segmentos das tecnologias sociais são muito tímidos em expressão. Previdência, Longevidade, Terceira Idade. Mas acho que, aos poucos, a sociedade vai demandando essas reflexões que incluem por exemplo divulgação de resultados como os da FEA/USP de Ribeirão Preto, pelo trabalho de resgate de famílias locais com o projeto PÉ DE MEIA, que poderia ser um representante nacional importante de tecnologia social: é intergeracional, é interdisciplinar, é interacional, é motivacional. Supera barreiras, compartilha emancipação. E atua em Modo Beta Perpétuo, como conceitua o professor Silvio Meira.



Não, ainda não é Previdência Complementar. Mas junto da FEA/USP poderia estar o trabalho institucional da CBS Previdência, por exemplo, que tem um projeto de aculturamento em escolas técnicas. Assim, quando o aluno é contratado pela Patrocinadora, já está familiarizado com a atitude previdenciária e o plano previdenciário que integra a Política de Recursos Humanos da empresa. É uma ação integrada, interdependente e comprometida com projetos de vida de longo prazo e transformação social. Sonho demais? Não em tempos em que o apelo à UNIVERSALIZAÇÃO da Previdência Complementar se tornou expressão.

* A versão digital da monografia Comunicação e Educação Previdenciária - a importância dos valores para a construção de novos paradigmas sociais está disponível no Centro de Documentação e Informação Oswaldo Herbster Gusmão, o CDI da ABRAPP (clique aqui).

Curtiu? Então compartilhe. Seu clique faz a rede crescer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário