sábado, 11 de outubro de 2014

BRINCAR DE VIVER: NEM CRIANÇA ENTRA NESSA!

Há poucos dias, eu assisti a uma palestra na qual Eduardo Giannetti falava sobre a capacidade da Alemanha se refazer como potência econômica no pós-guerra e no pós-globalização, quando houve unificação entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental. O professor explicou uma habilidade, talvez uma inteligência social de maximizar a capacidade humana e, principalmente, a potencializar capacidade das coisas.Na prática, isso significa muita consciência da realidade.

Consciência e futilidade são naturalmente excludentes. Fazer mais com menos é o que hoje o mercado chama tecnicamente de INOVAÇÃO. A gente ama teorizar, porque a teoria permite aquela zona de conforto. O mundo da abstração pode ser total descompromisso e, o pior, alienação! 

As lições sobre como otimizar a vida estão aí, mas há muito desprezo em relação a elas porque há uma cultura ao descarte, ao desperdício, ao consumo e à ostentação. Isso está tão naturalizado que perde-se a autocrítica. Esta semana, o programa Mais Você da TV Globo apresentou uma matéria sobre como "fazer render" produtos do dia-a-dia. 

As dicas da produção eu aprendi com as minhas avós, com as vizinhas do bairro onde cresci, numa época em que as feiras livres ainda não tinham sido engolidas pelos supermercados e que eram lugares onde as PESSOAS paravam para trocar experiências de economia intuitiva. As PESSOAS se ensinavam a sobreviver em tempos em que desperdício era "pecado".

O que me chamou a atenção no programa  foi o embate entre a apresentadora e seu debochado mascote que, inclusive, criou dificuldade e estresse inconvenientes durante a exposição da matéria (clique aqui).




30 dias de test-drive e R$ 25 mil no look

Não sou a favor da relação com dinheiro associada a avareza. Sei que capitalismo e consumo são dois lados da mesma moeda. E sei também que há sinais novos no horizonte, aos quais é preciso prestar atenção. Eu ainda não sei interpretar, mas consigo identificar.

A Chevrolet, esta semana, lançou uma campanha promocional em toda América Latina. Test-drive de 30 dias e devolução do valor de depósito, caso a compra não seja efetivada pelo cliente. O interesse é na venda ou no dinheiro de entrada pelo veículo? É venda ou fluxo de caixa que estão em jogo? 

O look de Fernanda Lima na reestreia de seu programa na TV Globo foi avaliado em R$ 25 mil. Praticamente o valor de um carro popular, para uso durante algumas horas de gravação. Que inversão de preços está em questão? Nem cabe questionar aqui o mérito da inversão dos valores.

Os pátios das montadoras estão lotados. Isso significa - como já significou na década de 1980 - desemprego e muito competição e muito mais gente exposta ao risco de exclusão social, para ficar só nos reflexos imediatos.

A Alemanha é o país mais competitivo da União Europeia. Eles conseguem mais eficiência em tudo que se dispõem a fazer... inclusive jogar futebol. Na Educação - especialmente dos jovens - há uma preocupação com a formação voltada para a solução de problemas. Os alemães estão preocupados com a sustentabilidade do país, em cenários de deflação. É um posicionamento focado no século 21 e no futuro. 

A história da humanidade, desde sempre, desde do fogo, desde a roda, sempre foi de superação, adaptação, evolução. Ao invés do descarte gratuito, os alemães preferem se apropriar da realidade e capacidade das coisas e de si próprios para se impor ao desafios do tempo. Essas evidências serão suficientes para nos mostrar novas inteligências sobre o valor de comportamentos conscientes?

Curtiu? Então compartilhe. Você sabe: seu clique faz a rede crescer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário