terça-feira, 28 de outubro de 2014

O LEGÍTIMO EXERCÍCIO DE SER


Estou trabalhando no planejamento dos roteiros para as entrevistas da TV ABRAPP durante o 35º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão (clique aqui). Para isso, é preciso fazer a leitura do conteúdo do Livro Técnico que a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP) lança a cada edição do evento.

O processo é uma verdadeira imersão no pensamento de quem cria soluções, análises, interpretações para tudo o que envolve essa prática complexa e interdependente que é a Previdência Complementar. Exige atenção. Exige concentração. Exige persistência, especialmente quando se trata de uma aproximação de temas mais técnicos, como o mercado financeiro.

Mas é uma espécie de ensaio relâmpago, um condicionamento expresso para um pós-graduação, um MBA de oportunidade. Ontem, diante de um dos textos, parei para tomar um fôlego e pensar que há poucos anos, aquele tipo de construção cognitiva era impensável. O mundo muda! Nem sempre percebemos. Mas, quando nos damos conta, ficamos sempre surpreendidos. 

Em breve, todo o conteúdo do Livro Técnico estará online, disponível para ser compartilhado. Para começar a acompanhar as movimentações do 35 Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, é preciso acessar o site (clique aqui). Mas nos próximos dias também será possível baixar o app atualizado no smartphone. Todas as informações do Congresso estarão na palma da mão.

A tecnologia vai permitindo que essas mudanças ocorram. Mas o relacionamento, a CONVERSAÇÃO, o engajamento é o elemento que conecta todas essas formas de expressão, de conhecimento que estão nos livros, nos corações e mentes maravilhosas das PESSOAS que acreditam e fazem Previdência Complementar. O gesto mágico é o compartilhamento. Quem compartilha faz barulho. Quem compartilha e curte influencia. Quem compartilha estimula o diálogo. Quem compartilha transforma o universo ao redor.

Esta é a minha verdade. Foi esse, portanto, o recado que eu dei na minha palestra durante o 2º Encontro de Educação dos Fundos de Pensão, realizado em São Paulo pela ABRAPP, no início deste mês. 


Não estamos sós

A consciência de que há muita gente atuando para que a Previdência Complementar seja ampliada ajuda a fortalecer esses vínculos de trabalho comum que nos une. Não estamos sós e temos o dom de nos reinventar permanentemente para evoluir, para continuar com aquele propósito, projeto, ambição, sonho de fazer sentido para mais e mais PESSOAS.

As redes sociais são um instrumento cada vez mais poderoso de criar essa "ignição" informativa e energética entre as PESSOAS. Para não ficar só no conceito, a matéria 3 em cada 5 brasileiros interagem via Facebook (clique aqui) mostra como aqui no Brasil as transformações têm potencial para acontecer. A proposta é criar CONVERSAÇÃO, CONEXÃO e CONVERSÃO via storytelling (contação de história) por vídeo.

Por isso, vou encerrar este post com mais um depoimento à TV ABRAPP também registrado durante o  2º Encontro de Educação dos Fundos de Pensão.  O professor Rodrigo Cogo explica sobre o poder das narrativas corporativas para a construção e compartilhamento de sentido, que se transforma permanentemente. 



A relevância de todo esses elementos está no empoderamento das melhores decisões. É assim que se dá continuidade ao negócio da evolução humana, da adoção das melhores práticas de vida, do aprimoramento das competências para ser.

Curtiu? Então compartilhe. Seu clique faz a rede crescer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário