sexta-feira, 24 de outubro de 2014

HUMOR É O ELIXIR DA VIDA

Arte de Júnior Fritz Jacquet
A mídia começa dar mais atenção e espaço para a questão do envelhecimento. Hoje, O Estado de S. Paulo publicou matérias bastante interessantes.

Em Superjovens, ativar (clique aqui) são analisadas as características de quem coloca o tempo a favor próprio. São as PESSOAS que cultivam o mito do forever alive. Bons hábitos, certamente, são desejáveis para a saúde física e emocional. Mas o destaque fica com o humor que, concluem os estudos, é o elixir da vida, isto é, fazem com que o envelhecimento seja encarado sem dramas.

Os cinzas viraram verdes (clique aqui) compara o padrão de consumo dos idosos ao dos jovens e conclui que a pegada ecológica de um idoso é mais suave do que a do adulto. Idosos consomem menos, viajam menos e impactam menos o meio ambiente. São as PESSOAS que cultivam as boas escolhas e praticam o consumo consciente. 

Para encerrar a série de artigos desta sexta-feira, O drama de envelhecer (clique aqui) trata de gerontofobia. Sabe o que é? É o medo do envelhecimento. São as PESSOAS que alimentam o mito do forever young. Tem gente que fica angustiado com a própria natureza e busca subterfúgios nem sempre seguros para lidar com os efeitos da passagem do tempo.

Sem juízo de valor, mas com um posicionamento muito realista, a gerontofobia é uma doença cara. Primeiro, pelas escolhas que são feitas em nome da manutenção da juventude. Segundo, porque não traz felicidade.

Pior! Consome e drena recursos financeiros que poderiam ser transformados em conforto extraordinário ou qualidade de vida para quem já atingiu já ultrapassou as demais fases etárias da vida. 

No Brasil, o médico geriatra Marcos Cabrera certamente é uma referência inquestionável em estudos sobre envelhecimento. Ele trata do ser humano integral. Tem uma leitura holística, independentemente de padrões e condicionamentos sociais. E incentiva, antes de tudo, a adoção de bons sentimentos para lidar com o impacto do tempo na vida do ser humano. É por isso que vou encerrar com três minutinhos de sabedoria de quem entende desse assunto (clique aqui).

Curtiu? Então compartilhe. Seu clique faz a rede crescer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário