sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

SORTUDINHOS DE 2015: UM NOVO PARADIGMA

Há muitos anos, ler o ensaio A angústia da influência, de Harold Bloom foi importante para eu entender que o mundo das ideias é pleno de referências positivas e negativas. A escolha entre umas e outras determinam processos de criação que transformam o mundo.  

Harold Bloom estuda os processos criativos de gênios em diferentes áreas: Friedrich Nietzche, Wagner, Goethe, Van Gogh, William Shakespeare. E vai montando um mosaico para explicar que todos bebiam em alguma fonte que ajudava na criação mas, ao mesmo tempo, deixavam uma angústia sobre a autoria das obras.

Hoje, consegui dar uma espiada nas notícias do Lendo a Mídia Internacional, da Suporte Consultoria e Treinamento. Os artigos traduzidos apresentam os seguintes temas nesta ordem: 

1. Relatório australiano alerta para excesso de "liberdade previdenciária"
2. Envelhecimento e economia ameaçam as pensões

Quem quiser conferir os conteúdos, basta acessar o Lendo a Mídia (clique aqui). As matérias mostram como a longevidade é um fenômeno que está mobilizando os governos da Austrália, da Inglaterra e a própria OCDE, para sensibilizar a sociedade sobre a importância de se reconhecer as evidências para criar soluções individuais efetivas em relação à mudança das demandas globais.

Tudo parece óbvio, mas não para todos

A longevidade é fato. Mas é uma realidade do século 21. Até então, os habitantes do planeta que superavam a barreira dos 70 anos de idade eram pontos fora da curva estatística. Em breve, os que não chegarem aos 100 serão essas exceções. A idade mudou, a consciência ainda não!

Precisamos nos convencer que depende de nós mesmos um reconhecimento das próprias convicções sobre o futuro. E há também um compromisso institucional para minimizar a contrainformação nociva, que leva a decisões pouco inteligentes e desfavoráveis em relação às evidências do tempo e das necessidades de consumo que a longevidade desencadeia.


Então, para encerrar esse post de sexta-feira com uma proposta institucional linda, inspiradora e muito ousada, vou compartilhar a campanha Os bebês da virada, do Icatu. Quem quiser saber mais sobre essa ação de Comunicação Institucional de muita categoria, clique aqui. Aliás, mais do que uma ação de Comunicação, trata-se de uma ação para a transformação das vidas dos "sortudinhos de 2015". 

A virada será, então, quando todos os cidadãos do planeta reconhecerem a necessidade de ter consciência e atitude convergentes sobre as demandas próprias dos que conquistaram o privilégio de viver mais. O futuro é maior e melhor para quem entende as demandas próprias de cada tempo. Essa é a proposta que a Previdência Complementar compartilha.


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