sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

MUDAR É APRENDER AS POSSIBILIDADES DO MUNDO



O ritmo de produção no Conversação está mais lento. Eu sei! 2015 começou muito agitado no mundo off line. Daí que eu consigo produzir on line só nas horas vagas... E elas andam vagas demais para o meu gosto. 

Comecei 2015 com um projeto de vida ousado. Mudar de espaço e aprender as lições da experiência! Depois de quinze anos morando no mesmo apartamento, achei melhor ir para outro! Não para longe. Mas para outro canto do bairro. E o que a mudança me mostrou?

Este ano completo 50 anos. Apesar de todo o trabalho que uma mudança demanda, eu espero poder mudar com mais frequência! Faz bem para a memória, porque - até que as coisas estejam no lugar - a vida vira um quebra-cabeças gigante, um esconde-esconde de adultos, enigma permanente! Onde estão as coisas mesmo?

Outra descoberta: os 15 anos que eu demorei para montar uma casa me mostraram que foram poucas as competências adquiridas para lidar com manutenção doméstica. A verdade é que tudo foi feito aos poucos e o mundo mudou muito antes d'eu decidir mudar. 15 anos num mesmo lugar, por mais rock and roll que seja o cotidiano, fazem acomodar.

Metamorfose ambulante

Até então, eu sempre me gabei da minha capacidade de mudar de ideias. Mas e mudar de lugar sem deixar de dar resultados profissionais, sem atrasar as entregas técnicas é outra história. Percebi bem rápido: a vida dá as cartas e o novo síndico desconfia dos até então convincentes olhos castanhos que eu ostento na cara.

Mas e o trabalho? O trabalho me salva de tudo. E eu andei gravando muitas mensagens que estão me inspirando para escrever um texto que eu adoro: o Relatório Anual de Informações (RAI) - exercício 2014. Exige fôlego, mergulho, domínio, capacidade de concentração, para encontrar uma boa edição.

Olhar para o futuro, sempre, exige fé. E desenvolver a fé é importante, para a inspiração chegar assim, leve, como uma borboleta, apontando para sinais que precisam ser compartilhados. Por isso, vou colocar aqui um depoimento que - pela TV ABRAPP - eu tive a honra de registrar dia 24 de janeiro de 2015. O que me encanta na mensagem de Carlos Augusto Borges é a perspectiva de longo prazo, que TEM QUE ser maior e mais forte do que as circunstâncias do mundo.



O outro vídeo que eu escolhi para publicar aqui - e eu poderia publicar todos, porque os 24 são demais - é uma história que ilustra como essas CIRCUNSTÂNCIAS DO MUNDO transformam a vida das PESSOAS que - mesmo sem estarem preparadas - enfrentam estatizações, privatizações, globalizações, viram empreendedoras e ainda assim, continuam a se preparar para mais mudanças. José Carlos Penna Drugg: eu nem imagiva que alguém pudesse me contar uma história tão rock and roll assim! Privilégio de quem ouve. Raça de quem vive!



Quero mudar mais

Se mudar significar aprender sobre mim mesma, o lugar e o não lugar das coisas, os movimentos do mundo e das PESSOAS, estou pronta para mais, cara pálida! Porque essa viagem praticamente sem sair do lugar foi o PRESENTE que caiu no meu colo neste início de 2015. 

E eu, que achava que estava sabendo das coisas, descobri esse ritmo tão intenso que se transforma em palavras, em histórias de vida, em história do mundo. Essa boa influência das PESSOAS e da mudança eu vou carregar para outros trabalhos, inclusive o RAI, obviamente, porque já está em andamento. Alô, vida! Com a capacidade que me cabe eu vou continuar te seguindo, mesmo que você avance muito mais rápido do que eu.

Curtiu? Então compartilhe. Seu clique faz a rede crescer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário