quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

DIA DO APOSENTADO: O QUE MUDOU EM 2015?

No próximo sábado, 24 de janeiro, aqui no Brasil, é comemorado o Dia do Aposentado. São programadas cerimônias e eventos que mobilizam o trabalho de muita gente para homenagear quem já encerrou suas contribuições ao mercado de trabalho.

Imagem do Projeto Lata 65 realizado em Portugal

E o que mudou em 2015?

Tudo! Os aposentados do século 21 não fazem mais tricô, crochê, jogam damas. Os idosos estão diversificando, protagonizando, ocupando novos espaços. É só olhar e reconhecer! Aqui no Brasil, o site Quem Inova - Catraca Livre é cheio de belas histórias de idosos que estão reinventando o conceito de tempo e comportamento. 

O mais interessante é que as PESSOAS, independentemente da idade e limitações - físicas, emocionais, psicológicas, se descobrem, se arriscam, se expressam e dão continuidade àquilo que todos reconhecem como VIDA.

Guilherme Gargantini, criador do site Divertidos e pauta do Quem Inova - Catraca Livre
Educação Financeira e Previdenciária

Outro fato muito relevante que podemos comemorar em 2015 é que a Educação Financeira e Previdenciária também veio para ficar. Por meio de diferentes estratégias e recursos técnicos - como simuladores, consultoria, aplicativos - promove a consciência junto às PESSOAS sobre a importância da gestão financeira para uma vida de qualidade em suas diferentes fases etárias. As PESSOAS querem viver mais e melhor!


Há ainda muito a fazer, mas a sociedade já está sensível para uma versão mais vigorosa da maturidade. Para um relacionamento mais autônomo e independente das PESSOAS que conquistaram seu tempo, seu espaço, sua identidade que só se revigora com o tempo.

Conversação

Tenho claro que nada acontece isoladamente. Esse é um processo complexo, que envolve diferentes áreas do conhecimento: Medicina, Economia, Política, Educação, Sustentabilidade, Cidadania. Tenho claro também que esse processo só começou. E vai ser ampliado para outras dimensões: Arquitetura, Engenharia, Educação Física, Psicologia, Sociologia, Sociologia Urbana e, evidentemente, Comunicação!

 Praia para Todos: projeto que acontece nas praias de Copacabana e da Barra da Tijuca - RJ
Porque os pioneiros que se aventuraram de verdade nessa jornada normalmente já conquistaram tudo: família, amor, espaço, dinheiro. Para mim, e os meus olhos de ver Comunicação, Interação, Relacionamento e Conversação em tudo (me interessa ver assim), essas PESSOAS estão reinventando a expressão de si mesmo. 

Lúcidas, estão em busca e lançam mensagens de esperança ao mundo, como aquelas mensagens que eram engarrafadas e lançadas ao mar. Elas descobriram uma resistência única, um caminho significativo e têm esperança que - de uma forma - essa descoberta muito nova encontre eco e toque corações e mentes. Elas estão criando as bases para uma sociedade mais experiente e senhora do próprio destino.

Curtiu? Então compartilhe. Seu clique faz a rede crescer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário