segunda-feira, 9 de março de 2015

INFORMAÇÃO QUALIFICADA NUNCA É DEMAIS!


486 ações na programação... por enquanto! Na abertura de 2ª Semana Nacional de Educação Financeira, que vai desta segunda-feira até o dia 15 de março, dá para confirmar que muita coisa está sendo feita para trabalhar o desenvolvimento da cultura financeira e previdenciária junto a toda a sociedade, independentemente de idade.

Desde conteúdo em vídeo, disponibilizado para todos os públicos até teatro que inclui Atuária no roteiro. A SUSEP e a CNSeg assinam a peça Suse, Perez, a atuária Natália e o sonho de Prêmio que pretende alertar e conscientizar o público jovem sobre a importância do seguro como mecanismo de prevenção e proteção contra perdas e da previdência para um planejamento financeiro de toda a vida. 

A CVM também promete lançar aplicativo com game de perguntas e respostas voltado para o mesmo público.

Um outro tema que me parece da maior relevância será abordado na palestra A importância da Educação Financeira atrelada a Educação Fiscal no desenvolvimento da
Sociedade. Os pernambucanos de Recife poderão acompanhar a ação presencial que atrela dois conceitos fundamentais à Educação Financeira: tributação e desenvolvimento social. A proposta é da Associação Comercial de Pernambuco - ACP.

Para quem tem interesse no tema, mas não estará em Recife, o Programa A Escolha Certa, da Associação Catarinense das Entidades de Previdência Complementar (ASCPrev) disponibiliza o vídeo Planejamento Tributário, que integra a programação da 2ª Semana Nacional de Educação Financeira.



Esse tipo de conteúdo está em rede e tem o propósito de ser compartilhado por todos os que acreditam que informação qualificada nunca é demais. Nessa mesma linha, tem lançamento de e-book gratuito. A ASSBAN-DF/Intusforma vai lançar o livro A turma da Economia 2, para crianças de 7 a 14 anos, estimulando o uso consciente do dinheiro.

Educação Financeira e Previdenciária versão 2.0

Quase 500 ações diferentes e todas indicam um fato importante: ninguém mais é inocente. A informação - utilizando diferentes recursos - está sendo democratizada! E tende a formar a primeira geração de crianças, jovens, adultos e idosos com cultura financeira e previdenciária do Brasil.

Existe uma interdependência e convergência entre os temas Educação Financeira, Planejamento Previdenciário, Consumo Consciente, Sustentabilidade, Inteligência Tributária, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Orçamento Doméstico. Outro fato relevante é que - uma vez compreendida essa interrelação e os instrumentos para sua administração - as PESSOAS tendem a  desenvolver uma consciência crítica sobre sua autonomia e sobre seu papel político como cidadão. Em outras palavras, agora baseada nos conceitos do livro Amor e matemática - o coração da realidade escondida, de Edward Frenkel: quem se apropria desse conjunto de informações, conquista um patrimônio simbólico com quatro características: universalidade, objetividade, resistência e aplicabilidade. 
"A matemática nos ensina a analisar a a realidade com rigor, estudar fatos, segui-los aonde quer que levem. Isso nos liberta de dogmas e preconceitos, fomenta a capacidade de inovação. Portanto, proporciona ferramentas que transcende o próprio sujeito".
Vou encerrar aqui este post, feliz por ter me envolvido com a gênese dessa história. E lembrando de histórias de Malba Taban, no livro O homem que calculava. Em relação à primeira edição, a 2ª Semana Nacional de Educação Financeira teve um crescimento exponencial de oferta de conteúdo e potencial para transformação das PESSOAS. Um sucesso anunciado cuja meta é um mundo e um futuro melhor para todos.

Curtiu? Então compartilhe! Seu clique faz a rede crescer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário