quinta-feira, 27 de agosto de 2015

QUE FUTURO VOCÊ É CAPAZ DE CRIAR?


Educação Previdenciária é uma conquista do século 21 e reflexo da longevidade que o ser humano incorporou como característica biológica graças a hábitos saudáveis, qualidade de vida. Estamos evoluindo e aprendendo as técnicas de planejamento para uma essa vida mais longa.

A Previdência Complementar está trabalhando para despertar uma consciência moderna entre seus participantes. Essa consciência está ancorada na autonomia, no "faça o melhor por você agora e no futuro". A proposta não é exatamente simples. A proposta é completamente revolucionária. A proposta é diametralmente oposta às políticas de consumo, impulso inconsequente. 

Enquanto o mercado condiciona em massa pelo inconsciente, a Educação Previdenciária transforma individualmente, pelo consciente, pelo trabalho de planejamento permanente. Pelo mercado, o acúmulo é o aqui e agora do tudo o que é sólido se desmancha no ar, para ser, logo ali, logo mais, comprado novamente. Mais do mesmo. Na Educação Previdenciária, o planejamento de vida faz priorizar o inadiável e, no mínimo, questionar necessidades. Há outros valores que devem ser construídos para que a vida seja realização.

Pela perspectiva da Comunicação e da Educação Previdenciária, estamos contribuindo para criar significado, autonomia, liberdade, emancipação, dignidade. Aprendi no V Evento Gama de Previdência Complementar que a expectativa de vida mais relevante para quem é previdente é aquela que se estabelece a partir dos 60 anos, a partir da aposentadoria. Até os 60, a maioria de nós sabe como planejar. E depois disso? 



Os planos de Contribuição Definida não têm cobertura para renda vitalícia. Que tipo de planejamento isso sugere? Aumento de contribuição durante a fase laborativa? Os resultados dos planos ciclo de vida serão suficientes para quem tem perfil de investimento? Aquisição de um seguro para longevidade? Qual será a orientação da Educação Previdenciária agora?


No Brasil e no mundo, os operadores da Previdência Complementar estão em busca dessas respostas, antecedendo Participantes e Assistidos. Mas uma coisa é certa. No Brasil, o amadurecimento da Previdência Complementar está revelando experiências positivas de uso desse planejamento de vida de longo prazo. A primeira e segunda geração de Assistidos estão aí para demonstrar o resultado conjunto de um trabalho em favor desse futuro de qualidade que, até há pouco tempo era só uma promessa.



Existe, sim, um trabalho técnico estratégico que sustenta os resultados dessa realização. Mas PESSOAS como Juliana Lima e Humberto Caldana são os atores da vida real que materializam o propósito desse trabalho. Eles são as melhores testemunhas de que a Previdência Complementar é sim uma resposta para quem vê mais longe!

Curtiu? Então compartilhe. Seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário