terça-feira, 22 de dezembro de 2015

DIGITAL INFLUENCER: PREPARADO PARA DESEMPENHAR O PAPEL?

Quem leu meu post anterior, sabe que estou com uma inquietação profunda, em razão de uma prosa com Viktor Blazek (DPZ&T) há alguns dias. Quem foi que disse que trabalhar com Comunicação é fácil? 


A bola da vez são Youtubers - produtores de conteúdo para o Youtube. Como sempre - o que está em questão é a audiência, os compartilhamentos, as curtidas, as interações. Além da produção e edição bem acabadas dos conteúdos, o que está em jogo é a capacidade de síntese e expressão desses comunicadores.

Tudo isso está em jogo quando uma marca como a VIVO, por exemplo, escolhe os Youtubers para criar suas campanhas de venda. Cellbit e Japa com mais de 3 milhões de seguidores cada , Jout Jout, com 1,6 milhão e Ivete Sangalo com 33 milhões. Os Youtubers - com seus conteúdos e estratégias e técnicas de Comunicação do século 21- não são páreo nem para a TV aberta (para saber mais, clique aqui). 

Parou para pensar no tamanho do imbróglio de quem se propõe a fazer Comunicação e Educação Previdenciária? Eu também! Além de capacidade de síntese, é preciso buscar formas mais interativas e lúdicas de criar conteúdo. Estimular a interação, sabe?

É preciso um posicionamento mais arrojado, que se proponha a criar e expor vínculos com públicos de todas as idades. E isso, cara pálida, ainda precisa ser feito, não tem nada pronto e acabado, produto de prateleira. Mais do que as áreas de Atendimento e Relacionamento, também tem que ter parceria de bastidor com os técnicos que entendem de SEO (Search Engine Optimization). Ah, Tecnologia da Informação na veia. 

Pega bem

Pela perspectiva da Comunicação, o que estão em jogo são as capacidades de expressão e influência. Então, continuam valendo as técnicas clássicas abordadas por exemplo por Leny Kyrillos e Milton Jung no livro Comunicar para Liderar, sempre somadas a tudo o que não se encontra nos livros. Aí, cara pálida, vai a capacidade de investigação e conversação de cada profissional interessado em continuar trilhando os caminhos cada vez mais complexos da rede. Ninguém disse que seria fácil, não é mesmo?

Mas e aí? Na área de Educação Financeira e Previdenciária tem alguém que já faça isso e possa servir de referência? Sim! Para para mim, a resposta é: Gustavo Cerbasi. Ele conseguiu uma linguagem bastante atraente para tratar de assuntos complexos. E ele descobriu uma fórmula para simplificar a mensagem, sem comprometer a qualidade do conteúdo. Além da proeza de ser best seller no Brasil ele também está lançando no cinema o terceiro filme da série 
Até que a sorte nos separe.



Lidera o processo, evidentemente, quem conseguir equilibrar senso de oportunidade com competência expressiva. Quem fizer a fórmula dar resultados primeiro, sem dúvida, será um grande influenciador da Comunicação e da Educação Previdenciária que serão produzidas no século 21.

Curtiu? Então compartilhe. Seu clique faz a rede crescer.

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