quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

O QUE VOCÊ VAI SER, QUANDO VOCÊ CRESCER?


A leitura de dois livros estão - no momento - causando um efeito novo na minha forma de ver o mundo. O primeiro é Comunicação não Violenta - Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais, de Marshall Rosemberg. O segundo é Comunicar para liderar, de Leny Kyrillos e Mílton Jung. Juntos, tratam de contribuições da Psicologia, da Fonoaudiologia e da Comunicação para alavancar resultados em situações institucionais ou pessoais.

Como o futuro é líquido e as respostas não estão prontas, ando em busca de orientações especializadas que possam sinalizar respostas para a pergunta: como fazer o amanhã melhor? 

Em uma conversa informal com Viktor Blazek, grande profissional, professor  e interlocutor na área de Comunicação, fui surpreendida: "Meu filho me disse que quer ser Youtuber". Nem ele - e acho que nem ninguém - está exatamente preparado para essa declaração. Mas ela faz total sentido! 

Protagonistas e seus seguidores

As empresas - atentas aos movimentos, oportunidade de visibilidade, oportunidade de venda - estão se valendo do sucesso desses protagonistas junto a seus seguidores. A Vivo está com três propagandas no ar. Cellbit é a estrela de uma delas. Ele tem 3,5 milhões de seguidores na Internet. Japa, com 3,6 milhões de seguidores e Jout Jout, com 1,2 milhão, fecham a constelação.



Acho que vale à pena usar esses números e essas referências para refletir no papel de cada um como protagonista. Na oportunidade que se tem para interagir com o seguidores e, principalmente, formar multiplicadores.

Tem diferença entre multiplicador e seguidor? Tem! O multiplicador é um co-criador. Ele está preparado para reproduzir a mensagem com credibilidade, com qualidade, com critério e precisão. O seguidor, que também tem um papel importante, pode interagir e compartilhar a mensagem.

Fiquei muito feliz quando tive a chance de - pela TV ABRAPP - entrevistar Milton Jung sobre como o líder - apoiado em técnicas e recursos de Comunicação - criar expressão. O mundo está mudando muito rapidamente. E as relações - pessoais e institucionais - também serão transformadas. Como Comunicação e Educação são essencialmente relacionais, acompanhar essas transformações é estratégico para um reposicionamento contínuo da mensagem, dos canais, da expressão.


Quem trabalha com Previdência Complementar precisa entender as mudanças de mercado de trabalho. Como é que se atinge esse segmento que vai atuar no mundo, independentemente de estruturas e relações institucionais convencionais? Os postos no mercado de trabalho e os salários estão diminuindo. Os empreendedores estão aumentando. A economia será colaborativa? O dinheiro vai ganhar outro uso e outro significado? A dinâmica e a mobilidade são muito maiores. Dá para criar caminhos até essa gente que vai viver mais e precisar de proteção e sustentabilidade financeira?

São perguntas incômodas do século 21 que se juntam à clássica pergunta: "O que você vai ser, quando você crescer?". 

Não sei as respostas. Aliás, ando literalmente em busca delas, se é que elas existem. Mas uma coisa eu tenho certeza. Neste admirável mundo novo do século 21, tem mais chance quem inventar uma forma autoral, autêntica, verdadeira de interagir com corações e mentes. Tem mais chance quem souber se comunicar.

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