quinta-feira, 2 de junho de 2016

INOVAÇÃO É QUANDO A GENTE SABE E FAZ DO LIMÃO A LIMONADA



"A simplicidade é o grau máximo da sofisticação". A frase é do gênio Leonardo da Vinci. Pare um pouco. Reflita sobre cada palavra e só então siga neste post que eu estava doida de vontade de escrever, mas precisei esperar a finalização dos vídeos que vou compartilhar a seguir.

Em geral e com razão, crise de reputação e imagem assusta muito as PESSOAS. Até hoje, os planos de contingência para minimizar riscos se restringem e focam no alinhamento de discurso dos profissionais que serão porta-vozes e que se relacionarão com os meios de comunicação, com a sociedade, os parceiros e os clientes. Eles têm que dominar justificativas, conhecer as vulnerabilidades e os pontos fortes da situação e projetar novos cenários para recuperar a confiança. Alguns planos de contingência sugerem ações complementares, especialmente quando a situação envolve muita comoção e os familiares de vítimas precisam de apoio.

Os gênios, entretanto, fazem mais. Do limão, a limonada. Da crise, a oportunidade. E eu fiquei realmente impressionada com o estudo de caso da Odeprev, apresentado durante o Encontro Nacional de Comunicação, Relacionamento e Educação dos Fundos de Pensão, realizado pela ABRAPP em maio. A exposição do Patrocinador do plano é de conhecimento público. Mas o trabalho de gestão de crise feito pela Entidade é um exemplo de qualidade na Comunicação, habilidade no Relacionamento e conversão em Educação Previdenciária. Os profissionais da Odeprev conseguiram transformar desconfiança e resgate do plano em demanda para detalhamento e novas adesões ao plano previdenciário. 



Preparo técnico e realização

É comovente ver o salto dos profissionais que fazem esse alinhamento entre Comunicação, Relacionamento e Educação Previdenciária. Há uma estrutura que favorece os resultados: hotsite informativo, palestras itinerantes, captação e mapeamento das manifestações em call center e outros canais institucionais. Há uma sensibilidade para reconhecer e legitimar as informações. Há uma ousadia para enfrentar as pressões, esclarecer os questionamentos e as dúvidas. Há uma genialidade em transformar decisões em proteção previdenciária e projetos de futuro. Crescer em ambientes hostis é evolução.

Mais do que um desejo, a naturalização da poupança previdenciária é uma bandeira antiga entre os profissionais da Previdência Complementar. Tem várias questões envolvidas, a começar pela transposição da barreira da linguagem, do vocabulário técnico, de profissionais especializados para desempenhar papéis específicos das áreas de Comunicação, Relacionamento e Educação. Tem também a questão do investimento financeiro e os resultados de longo prazo que costumam dificultar a sistematização de ações permanentes e o incremento de inovações e sua incorporação em planejamentos estratégicos institucionais.

Quando todas essas barreiras são transpostas, é uma vitória para todos: para a instituição, seus profissionais, seus clientes, a sociedade o país. Toda a cadeia se revitaliza. O Sistema de Previdência Complementar se fortalece com soluções de valor.

O futuro é para os otimistas

Vou encerrar com mais um vídeo, que trata de felicidade. No presente e no futuro. Mais uma mudança. Dá para fazer boas escolhas sem sofrer. Basta que a consciência de ganho seja mais forte do que as ideias de renúncia, perda e desconto. Basta que o futuro seja resultado de um plano mais do que um lugar abstrato no tempo e no espaço. Basta jogar a favor de todos os ciclos da vida. 

É uma mudança de hábitos, perspectivas, competências cognitivas que pode transformar a previdência complementar em sonho de consumo e proteção para todos. Quando a poupança previdenciária for uma norma social, ela tem potencial para se multiplicar exponencialmente. Porque é bom e faz as pessoas felizes... E o Brasil nunca precisou tanto de PESSOAS conscientes, otimistas e felizes.




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