sábado, 31 de março de 2012

Criatividade X sensibilidade técnica
comunicação como experiência de escolhas sustentadas

Comunicar é uma experiência permanente de uso. A criação da minha empresa foi uma dessas  oportunidades para utilizar tudo o que sei de teoria e prática de comunicação e
realizar uma escolha estratégica realmente significativa para mim e revitalizasse as expressões daquilo que eu sou, faço e acredito. 


A escolha da marca foi uma parte desse processo. Incontáveis garrafas de café e algumas de vinho são coadjuvantes desta história que eu e Rosana Rocha, da SENTIRE, protagonizamos. 
Ela é minha prima, profissional independente e há muitos anos trabalha com pesquisa de mercado. Quando, em 2009, eu ainda estava sem rumo, ela sugeriu que fizéssemos algo juntas. O que acabou dando muito certo, mas só em 2011. A Rosana me conhecia, mas não meu jeito de trabalhar. 


Empolgada com nossos resultados específicos na área de Previdência Complementar, mais sua experiência e sensibilidade, Rosana sugeriu que eu também criasse minha empresa. Diferente do que eu imaginava, ela recomendou que, institucionalmente, eu não usasse um nome fantasia, mas explorasse o meu nome, minha autoria, minha assinatura pessoal em cada trabalho que fizesse porque, no Brasil, ainda são poucos os profissionais que se dedicam à área e ao desenvolvimento da cultura previdenciária.


A princípio, é claro, resisti. Depois a ideia, o trabalho, as parcerias ganharam asas próprias e eu assumi e assinei meu rumo. A história ganhou muitas faces e eu passei a me reconhecer em cada uma e em todas elas. Uma dessas faces é a da Rosana Rocha, cujos traços são inegavelmente muito similares aos meus. Todo mundo identifica.


Escrevi esse depoimento porque o processo de personalização subjacente ao trabalho do profissional independente é contrário à prática da impessoalidade e distanciamento que permeia as relações corporativas. Para mim, foi bem gradual o processo de consciência e posicionamento profissional diante de mim mesma. Aqui, eu registrei a síntese. As etapas analíticas ultrapassam quaisquer registros que possam ser feitos.

Um comentário:

  1. Fico tão feliz de participar dessa história... você e só você sabe quanto!!! Um beijo e muito, muito sucesso pra nós, hoje e sempre!!!

    ResponderExcluir