segunda-feira, 21 de maio de 2012


Carreira profissional: quando os planos A e B decolam e
voam juntos

História real hoje, mas pode parecer ficção. Começa lá na Bahia, há poucos anos. Uma menina gostava de fazer vestidos para as próprias bonecas. Ela se divertia com as próprias produções.

A menina cresceu. Trocou as bonecas por uma nova paixão: o curso superior de Contabilidade e desenvolveu uma carreira junto a um dos Fundos de Pensão mais representativos na Bahia. Conheci Marcele Silva em abril e a reencontrei em maio, durante os módulos 1 e 2 do Curso de Contabilidade para as EFPC, promovido pela Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP), em São Paulo.

Planeta Bahia

A Bahia, a princípio, foi a afinidade que realmente me aproximou de Marcele. Eu estive em Salvador em março, em razão de um projeto que desenvolvi, como consultora, para a PREVI. Mas a história reservava outras surpresas. Tenho escrito aqui a importância de as empresas – por meio de suas Políticas de Gestão de Pessoas – prepararem suas equipes para adotarem um posicionamento empreendedor. Entretanto, sei que, na prática, ainda precisamos avançar muito, tanto em percepção e quanto em atitude.

Mas a defasagem institucional não impede nenhuma evolução individual. E Marcele, pura espontaneidade feita da mistura de Libra com ascendente em Áries, no exercício de sua profissão descobriu naturalmente que paixões simultâneas são realizáveis e podem ser rentáveis. Melhor do que isso: devem ser vividas intensamente! Por isso, decidiu ousar, compatibilizar e implementar as vocações que sabia ter.


Energia compartilhada em diferentes demandas

A carreira de Contabilista ofereceu a Marcele condições para reviver e redimensionar e tranformar – formalmente - sua paixão infantil pelas bonecas e vestidos em negócio. Foi assim que Marcele criou a Maison Valentina. A mãe gerencia os empreendimentos da filha empresária, que dedica seus dias aos assuntos contábeis com foco em Previdência Complementar. Entretanto as noites são investidas em um curso de Moda, com o propósito de aprofundar teórica e tecnicamente o conhecimento sobre todas as nuances desse trabalho.

E, para abastecer sua Maison com novidades, as viagens são oportunidades imperdíveis. Aqui em São Paulo, nem o frio segurou a libriana/ariana no hotel. Enquanto a maioria das pessoas reservava as primeiras horas do dia para o descanso, a arrojada cidadã do século 21 partiu para a Feirinha da Madrugada e às sete da manhã, já estava com as compras na bagagem que levaria de volta a Salvador. Claro que toda essa construção exige fôlego e determinação. E tempo não sobra nem para os fins de semana, quando Marcele aproveita para atuar como blogueira e dar consultoria de moda, para quem quer viver com elegância e charme.

Histórias de luxo que costuramos para nós mesmos

Estou contando a história de Marcele porque não acredito em coincidências. Minha atenção tem estado focada nas mudanças das relações de trabalho e como os profissionais de Previdência Complementar influenciam Políticas de Gestão de Pessoas. Estou atenta às mudanças do mercado de trabalho. É só acompanhar as notícias sobre o que está acontecendo com os jovens na Espanha, sem trabalho formal, enfrentando o desemprego estrutura. Aí, dá para perceber que a proatividade, como a de Marcele, pode ser mais do que a materialização de um sonho de infância. Pode ser o molde presente para costurarmos um futuro sob medida para cada um de nós.


Para saber mais sobre Marcele Silva e sua Maison Valentina
http://mmvalentina.blogspot.com.br/2011/09/as-flores-estao-em-todos-os-lugares.html?spref=fb
(na foto, que eu - devidamente autorizada - peguei do Facebook, a Marcele não está em São Paulo)

Um comentário: