quinta-feira, 24 de maio de 2012

COMUNICAÇÃO POR TODAS AS PERSPECTIVAS


Na biblioteca do blog tem um texto chamado Educação Previdenciária tem que ser 360º. Já faz um tempo que eu escrevi. Trata do conceito de manter informação previdenciária qualificada disponível para o cliente onde quer que ele vá, em todos os horários, durante todos os dias do ano, com todos os formatos. O melhor dos mundos, para os comunicadores do Sistema. Mas um grande desafio também.


Acompanhar o 3º Encontro Nacional de Comunicação e Relacionamento - promovido apela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP), no Rio de Janeiro - está me deixando muito eufórica com os resultados de trabalhos que, durante muito tempo, foram entendidos como desnecessários ou impossíveis para as Entidades Fechadas de Previdência Complementar que, por natureza, não têm fins lucrativos.


Mais do que isso: o processo evolutivo é viável e irreversível. A despeito do que durante algum tempo foi crença equivocada e agora superada, dá para adotar uma abordagem estruturada,  integrada ao planejamento estratégico e à política de governança corporativa das instituições. Entidades com projetos compartilhados,  mais evoluídos também associam comunicação a políticas de sustentabilidade ou ainda a políticas de gestão de riscos. Um mundo novo, uma realidade completamente diferente daquela que, há três anos, era apenas sonho, projeto distante.


O melhor deste evento é constatar a mudança do discurso. As pessoas têm uma evidente motivação e a disposição para fazer mais. A comunicação e a educação previdenciária caminham juntas para alavancar uma expansão, aproveitando as oportunidades que o momento econômico está propiciando no Brasil.


Os programas de comunicação e educação previdenciária estão sendo reconhecidos e premiados pela sociedade. A visibilidade está agregando valor à imagem institucional e fortalecendo a confiança dos participantes e da sociedade no Sistema de Previdência Complementar. Este momento é, sem dúvida, um divisor de águas. Talvez - em muitos anos - o mais fértil, o mais próspero em  estratégias, táticas, ações, resultados. Os profissionais do Sistema de Previdência Complementar estão materializando uma bela expressão do próprio trabalho e de si mesmos como cidadãos do século 21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário