quarta-feira, 23 de maio de 2012

SORRISO: ATITUDE DE QUEM É CHIQUE


Sorrir é muito importante. São muitos os estudos sobre os efeitos positivos da terapia do riso sobre a saúde. Há também estudos sobre as fotos publicadas no Facebook. Mas de 90% das pessoas que utilizam as redes sociais, publicam as próprias fotos e também as de amigos e familiares em álbuns. Adivinha a predominância da expressão? Sorriso!
Agora, pense nas propagandas para venda de serviços, conceitos, ideias, produtos. O sorriso e o bom-humor lideram o formato das mensagens.


Mas a vida real é de viés (Caetano Veloso)


Nas novelas e telejornais, o sorriso aparece, mas o drama, as cenas tensas, as lágrimas e a tristeza tomam conta das imagens. Não é só nas telinhas e telonas que isso acontece. Na vida real também. É só entrar em elevadores, como está a face das pessoas? Nada parecidas com o Facebook. Quando você vai tomar café da manhã fora de casa, alguém sorri? Difícil. De manhã, principalmente, quando as pessoas precisam trabalhar.


Aliás, trabalhar ainda é uma necessidade que deixa as pessoas muito sérias. É perfeitamente compreensível que as condições aqui no Brasil ainda não sejam as ideais para que as pessoas, a caminho do trabalho, sorriam. Mas acontece igual em países desenvolvidos, como a Alemanha e a Inglaterra. A seriedade, a austeridade, então, é sustentada durante o dia inteiro, todos os dias, mesmo no Brasil. Se sorriso fosse indicador de saúde laboral, será que as empresas seriam consideradas um ambiente que promove a saúde do trabalhador e dos clientes?


Quer outro lugar onde é comum a expressão complexa, característica da complexidade dos grandes negócios, realizados por celular? Sala de embarque de aeroportos. Parece que nesse local as pessoas fazem o eixo do mundo mover! Poucos sorrisos. Ou sorrisos econômicos , distantes, sem calor, mediados, pouco espontâneos.


Até nos shoppings, há uma tendência a associar sofisticação e moda a um ar de indiferença e, muitas vezes, tédio! Mas é preciso rever esses valores.


Porque um sorriso autêntico é chique.  Aproxima e predispõe as pessoas à interação. Realça qualquer outro acessório que se utilize na composição da imagem. Ilumina a face e demonstra saúde emocional. Sorrir é contagiante. Por isso, a cada manhã, ao se preparar para mais um dia, escolha o seu melhor sorriso e capriche em frente ao espelho. Use sempre um músculo diferente, da boca, dos lábios até os olhos, para evitar a atrofia da face. 


Sorria para você mesmo e, com um hálito de hortelã,  voz de locutor de rádio, olhar de artista de Hollywood, deseje para si mesmo e todas as pessoas do mundo: "bom dia!". Ainda que seu sorriso não ultrapasse a porta do banheiro, sua intenção já vai mudar a qualidade da sua e da vida de todos nós.


Argumento para este post: Marcele Silva - via Facebook. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário