quinta-feira, 17 de maio de 2012

FELICIDADE É ATITUDE


Pensar em uma segunda carreira, plano B, não se aposentar e, claro, poupar para viver bem a terceira, quarta, quinta, sexta idade - já que agora a moda é a longevidade - trata-se de consciência e prática previdenciárias combinadas.


Quem trabalha na área de Previdência Complementar conhece muitos casos de pessoas que fizeram tudo para viver bem depois dos 60, inclusive pagaram planos privados. O tempo livre e o dinheiro vieram, direitinho, de acordo com o planejamento de vida. Mas a felicidade, não! E essas pessoas, mesmo com muita estrutura, ficaram deprimidas com o ócio! Pode? Pode!


É muito natural as pessoas perderem o encontro com o sentido da vida, em qualquer idade. Pessoas mais idosas, às vezes, precisam de referências claras, como as que mantinham por meio de uma rotina junto a empresas onde atuavam, porque nesses ambientes, os processos padronizados de trabalho ajudam a criar esse mapeamento mental lógico, com alguma previsibilidade e, consequentemente, conforto. 


Ah! A gente nunca para pensar como a rotina influencia aquilo que se é. Nem quanto nos enreda tão sutilmente a ponto de fazer falta, quando não existe mais. Além disso, a gente nunca para e pensa no quanto o trabalho ocupa espaço e dá sentido à vida. Foi por isso que decidi escrever aqui uma história muito bacana.




Caso real de ressignificação da vida e reconquista da juventude


Depois de trabalhar muito e um estilo de vida muito agitado, Frederika se aposentou e se deprimiu. Para animar a avó, o neto Sacha Golberger decidiu fazer um projeto fotográfico que levou quatro anos para ser desenvolvido. O neto quis fotografar a avó atuando no papel de super-heroína, aproveitando o fato de Frederika ter protagonizado uma história real de ajuda aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Foi assim que Frederika virou modelo aos 91 anos de idade e ajudou seu neto a publicar o livro Mamika, palavra húngara que significa "mãezinha" ou Pequena grande avó, como Sacha a chamava.


Tá ligado?


Você pode ser jovem agora e, por isso mesmo, deve conhecer o projeto de Sacha & Frederika. O bom humor das fotos é tão legal que serve como vacina, isto é, prevenção contra a depressão. A força de avó e neto juntos fez bem para eles e para o mundo. E isso é uma atitude de felicidade, que não exige grandes fortunas materiais, mas uma prontidão pessoal para não desistir da luta e brigar por uma vida rica em significado.


Os bons hábitos que se adquire e as inovações que se materializam em nome dessa tal felicidade compensam qualquer distorção que a vida nos faça encarar. Para ver mais, clique aqui. E também aqui.  E aqui.










Argumento para este post: Ivan Sant'Ana Ernandes (PUC/MG, Atest Consultoria Atuarial, tutor do módulo de Atuária do Programa de Educação ABRAPP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário