quinta-feira, 7 de junho de 2012

CONTAR HISTÓRIA É RECURSO PARA GERAR CONFIANÇA

Se você está pensando: "Ela ainda não terminou de ler Jeffrey Gitomer?". A resposta é: "Acertou!". Já faz uma semana que eu comecei? Não lembro. Talvez duas. Mas é que estou fazendo a leitura simultaneamente a milhares de outras coisas, inclusive as postagens do blog.

E aí, com toda a razão, você vai dizer: "Justificativas.... humpf!". Bom, você está certíssimo! Mas eu prefiro assumir que sou meio lerda na leitura do que mentir que terminei o livro. Porque eu posso ser lerda, mas sou obstinada!

Além disso, comecei a ler no tempo quente. Agora, em São Paulo está bem frio e muito chuvoso, tempo mais propício e gostoso para terminar a leitura, porque favorece a concentração, mesmo que se decida fazer algumas extravagâncias, como combinar livro e vinho. Ah-há!

Se você chama isso de distração e acha que eu esqueci de incluir o Jeffrey nesta história, saiba que ele é o maior responsável por este post! Ele e mais alguns estudiosos, que têm chamado minha atenção, como Gil Giardelli, dizem que contar história é um dos recursos mais poderosos de comunicação de todos os tempos, principalmente dos tempos futuros.

Oi?!!!!!!!!!!!!!!!!!! 

A narrativa, obrigada Deus!, será o mais poderoso instrumento de atração, retenção, fidelização e formação de opinião! Porque, quando você dá ou tem um testemunho espontâneo, cria vínculo, estabelece uma aproximação com o público, e ele retribui e reconhece o valor intangível do trabalho que você reliza. "No universo, nada se perde. Tudo se transforma", essa lição é de Antoin Lavoisier.
Por isso, a energia, a informação e a imaginação que você emprega na elaboração e compartilhamento de histórias, causos, testemunhos não se perdem e têm o potencial de ser transformadas e conhecimento, influenciar comportamentos, fazer as pessoas duvidarem, sorrirem, viajarem, sonharem...

Lindo! Desde a infância eu adoro história. Aquelas que a minha avó contava, quando a televisão e as redes sociais ainda não tinha substituído as pessoas reais por pessoas vituais em nossas vidas.

É por isso que escrever me realiza tanto. Tudo pode acontecer, conforme essas letrinhas vão ocupando a tela branca do monitor. Eu adoro o tec-tec-tec da música. Eu adoro o potencial explosivo da repercussão. Eu adoro o poder em escala de cada palavra. E=MC²! Salve Einstein!

Nenhum comentário:

Postar um comentário