quinta-feira, 28 de junho de 2012

EDUCAÇÃO & FUTURO: FÓRMULA DA REVOLUÇÃO

Tive a honra de trabalhar com a dra. Bárbara Júlia Leitão (ECA/USP) na finalização do conteúdo que deu origem ao livro Bibliotecas públicas, bibliotecários e censura na Era Vargas e Regime Militar. Também trabalhei algum tempo no Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Censura (NPCC), sob a orientação da dra. Maria Cristina Castilho Costa (ECA/USP).


Meu repertório reduzido, quando comparado ao trabalho imensurável e inestimável dessas duas profissionais notáveis, possibilitou as duas experiências inesquecíveis e muito importantes para todo o resto de minha vida. Porque passei a entender a comunicação e a educação como instrumento de exercício de poder.


É claro! Todo mundo sabe disso teoricamente. Conhecer os registros de pessoas que sofreram de verdade para que pudéssemos esbanjar a liberdade de entrar e acessar conteúdos que nem sonhávamos existir, esse é um privilégio das novas gerações, historicamente conquistado por meio de perseguições, lutas, torturas pessoais e coletivas. Devassa de bibliotecas, proibição de publicações e queima de livros em praças, destruição de políticas públicas. 


O que estava em jogo? O monopólio do poder pelas minorias. Essa é a fórmula mais poderosa do universo. O conhecimento é libertário e os egoístas não têm interesse nesse compartilhamento, nessa democratização. O conhecimento é patrimônio público, ainda que as pessoas não façam questão de se apropriarem dele. Deveriam, mas falta educação e consciência sobre o exercício desse direito e cidadania. O conhecimento alimenta almas. Por isso, Paulo Freire - daqui do Brasil - afirmou para o mundo: "Educação muda as pessoas"


Educação Previdenciária


Educomunicação e Educação Previdenciária são áreas novas do conhecimento. Por motivos misteriosos para mim, fui conduzida a conhecer e trabalhar e me apaixonar pelas duas! A minha inspiração para o trabalho é contínua e, pelo blog é possível notar, estou permanentemente encantada com as pessoas, com as descobertas, com as dúvidas, com os questionamentos que compartilho.


O conhecimento é libertário e, hoje, eu me sinto muito livre para transitar, conversar, aprender, ensinar, combinar, recombinar informações com essa desenvoltura que os antepassados conquistaram para mim. Um dia eu serei também antepassada das gerações futuras. Um dia a minha busca será trilha para quem quiser avançar nesta aventura que profissionais como eu decidiram experimentar.

(sobre o livro de Bárbara Júlia Leitão, clique aqui).
( sobre o NPCC - ECA/USP, clique aqui).

2 comentários:

  1. Amiga irmã de tantos momentos !!!!
    Obrigada!!!
    Cada um com seu repertorio, não é! Afinal só voce para inserir leveza e poesia a um tema tao árido!!! Bárbara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bárbara,

      mesmo que fosse possível agradecer, ainda assim seria pouco pelo que a vida nos fez crescer juntas! Beijo, minha linda!

      Excluir