quarta-feira, 27 de junho de 2012

VOCÊ É O QUE VOCÊ COMPARTILHA

O título deste post é, originalmente, o título genial do livro do professor Gil Giardelli, cujo lançamento está previsto para breve. Clique aqui e confira as informações oficiais. A notícia merece, mais do que compartilhamento, comemoração, porque antecipa a compilação do trabalho de um grande pensador das mídias sociais aqui no Brasil.


Como não dá para comentar o conteúdo, por enquanto, a análise que será apresentada comenta, então, a construção da síntese perfeita desse título. Afinal, não dá para deixar passar sem nota alguns registros sobre as ideias que ele inspira. 


Overdose de dados


Quem participa de cursos, seminários, encontros de Comunicação vê, há algum tempo, uma reclamação recorrente: o excesso de informações que circula nas redes sociais.


Ao mesmo tempo, não é mais incomum as pessoas também reclamarem da falta de conteúdo! Hoje mesmo, no Facebook, foi publicado um post assim: "Quem diria... a internet está pegando hábitos da televisão. Por exemplo, não tem nada de bom passando agora." 


Será? A afirmação é, no mínimo paradoxal! Muito do mesmo? Muito de nada?  Se você é aquilo que você compartilha, o que significa esse excesso de vazio que não toca corações e mentes? Abra o Facebook e você vai ver - no mínimo - críticas à política, denúncias de crimes contra animais, poluição do meio ambiente, entretenimento, entretenimento, entretenimento, incentivo e crítica ao consumo, fanatismo pelo futebol. Tudo junto e misturado!


Informação qualificada


Será que não tem nada de bom nas mídias, ou o olhar, a leitura desse mundaréu de dados precisa ser reposicionada? O internauta precisa repensar seu papel? O cidadão precisa entender quando ele atua como formador de opinião ou detrator? Como ele entre nesse jogo das multidões para somar e multiplicar? Como ele soma sentido e valor a essa experiência da aldeia global, preconizada por Marshall McLuhan?


Ah! É preciso responder individualmente a essas questões. E, visionário, o professor Gil Giardelli se antecipou, porque ele incentiva o exercício da cidadania do século 21. É uma nova experiência de ser, estar, contribuir, comunicar.


O professor Gil Giardelli - em sua palestra durante o 3º Encontro Nacional de Comunicação e Relacionamento promovido pela ABRAPP - ensinou aos profissionais de Previdência Complementar como entender a importância estratégica de integrar o time da solução ao invés do time do problema.


As informações usadas para construir esse post - inclusive imagens - vieram basicamente das redes sociais. Apenas uma experiência presencial específica contribuiu sobremaneira para o alinhavo dos demais dados. A esse feliz encontro presencial talvez possa ser atribuído um valor emocional mais forte, que permitiu a elaboração dos demais sentidos e significados, que distinguem o ser humano como tal. A vontade individual de evoluir é que faz com que essas conexões, essas articulações sejam efetivamente testadas e validadas insistentemente.

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