domingo, 24 de junho de 2012

EXPANSÃO DA CONSCIÊNCIA É DECISÃO DE QUEM QUER VOAR MAIS ALTO
Ninguém é ingênuo de achar que as coisas são boas como são. Eu, pelo menos, acho que as coisas podem ser sempre melhores. Sou otimista e gosto da ideia de focalizar a solução ao invés do problema.


Por isso, quero compartilhar um comentário do Dr. Adacir Reis - advogado do escritório Reis, Torres & Florêncio Advocacia - durante sua exposição no I Encontro de Seguridade da Região Sudeste, promovido pela ABRAPP. Além de uma belíssima exposição sobre as opções que o mercado financeiro está oferecendo para o investidor individual - o que significa uma enorme expansão da concorrência para o Sistema Fechado de Previdência Complementar - ele ainda afirmou que a comunicação correta e interativa com os públicos de interesse tem potencial para criar consciência, mudar comportamentos porque já não se trata apenas de defender o Sistema Fechado de Previdência Complementar, mas revitalizar a percepção que a sociedade tem em relação a todo o Sistema Previdenciário no Brasil.


Para um expectador desatento, a frase pode parecer retórica. Entretanto, é preciso lembrar que - há duas semanas - o professor Roberto Eiras Messina, também advogado e tutor do Programa de Educação ABRAPP, refletia sobre as novas dimensões da intersecção entre a esfera pública e a esfera privada. E, ao compartilhar a ideia aqui no blog, eu avisei que esse tema é preciosíssimo e poderosíssimo porque tem potencial para transformar a experiência pessoal em experiência cidadã.


Educação previdenciária


Para fazer educação previdenciária, todos os recursos são uma possibilidade de sucesso, porque essa área do conhecimento ainda é nova no Brasil. O dr. Adacir Reis explicou que, até mesmo na Europa, cuja tradição e cultura previdenciária possuem mais tradição, existem pesquisas que demonstram muito desconhecimento da população em relação às melhores práticas e hábitos de poupar para proteção do trabalhador em relação às demandas da longevidade.


Apesar de uma restrição pessoal em relação à abordagem da Arquitetura de Escolhas, Marketing ou Economia do Comportamento, acho que podem essas podem ser ferramentas táticas efetivas para favorecer e dinamizar a adoção de novas atitudes imediatas, no curto prazo. 


Alinhada ao posicionamento proposto por Marisa Santoro Bravi, tutora do programa de Educação ABRAPP, com quem tive a honra de escrever o ensaio Comunicação e Educação Previdenciária: a importância dos valores para a construção de novos paradigmas sociais, acredito que a expansão da consciência para integralizar todos esses olhares é mais profunda e transcende o aspecto funcional do processo. 


Em Previdência Complementar, a comunicação e a educação se unem num papel informativo e formativo para estabelecer novos padrões de comportamento e relacionamento de longo prazo. Para desenvolver a confiança. Para agregar valor ao compromisso. Para resgatar a percepção de mutualismo e importância da negociação convergente a favor de interesses comuns. Essa é a marca de consciência própria do cidadão do século 21.

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