sábado, 23 de junho de 2012

MEIOS SUPERAM MENSAGENS?

Fico pensando na produção em escala de celulares, computadores, tablets e toda a tecnologia que media os processos de comunicação entre as pessoas, diminuem distâncias, dissolvem fronteiras, reformulam a experiência do tempo e transformam tudo em imediato... Aqui e agora.


Sim! Tudo é reflexo de uma ansiedade absurda pelo novo, cuja utilidade é amenizar a angústia exclusivamente humana pela falta de domínio sobre o próprio viver. Uma relação permanentemente frustrada de poder.


Os meios superam as mensagens quando corações e mentes se esvaziam e o corpo se reduz a mera caixa de ressonância.  Por isso, é importante saber usar os meios a favor do enriquecimento pessoal. Selecionar e articular informação qualificada são mais ou tão estratégicos quanto ter conexão de alta velocidade, equipamento de última geração. Afinal, ninguém mais é inocente para ignorar o valor de uma boa mensagem, veiculada em um bom formato, transmitida pelo melhor canal, no tempo certo, não é mesmo?


Patrimônios pessoais e institucionais


Comunicação é patrimônio! Não se engane: desenvolver formas próprias e autênticas de expressão individual é meta de evolução pessoal. A mesma regra prevalece para as empresas.  O maior patrimônio da Coca-Cola, uma das marcas mais caras do mundo, é intangível. A fórmula de fazer refrigerante se sustenta desde o século XIX porque consegue agradar paladares e estabelecer identidade com diferentes gerações de pessoas. O produto e a mensagem estão universalizados por meio de experiências individuais e coletivas.


Marcas são pessoais e institucionais. Algumas são tão lapidadas que se tornam antiaderentes ao tempo. Passam a ter uma existência autônoma. Aumentam a eficiência financeira. Adquirem um componente antioxidante. Desenvolvem e assumem um estilo. Transformam comportamentos. Traduzem tendências. Consolidam lideranças.





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