sábado, 7 de julho de 2012

DO ÁTOMO AO COSMO

Acordei com aquela sensação incrível que - de certa forma - pode ser descrita com a fórmula: 
"o mundo não precisa ser reinventado; o mundo precisa ser melhorado".


Adoro pensar nela porque me obriga a reconhecer os incontáveis motivos de uma existência terrena. Filosófico demais? Pois eu começo por identificar as razões materiais e objetivas pelas quais essas palavras são tão inspiradoras. São incontáveis. O nosso mundo é perfeito.

Mas nem todos compartilham de uma experiência positiva no mundo. Não se trata apenas de desamparo material. É mais uma questão de desamparo e aridez individual. 

Porque a experiência do coletivo - qualquer que seja ela - é significativa sempre. As sensações de interdependência, conexão e consciência, participação são transformadoras e libertadoras. É o time da solução! Não da salvação exatamente, mas da relevância!

Pensar assim me faz um bem danado. Eu saio da inércia de querer um mundo ideal, aquilo que eu não tenho, para conhecer tudo o que já é meu. Eu diminuo minhas expectativas e aumento meu estado de prontidão. 

Eu, intencionalmente, direciono meu olhar para aquilo tudo o que pode me fazer bem e legitimo o olhar do outro, que transforma o mundo em um lugar mais bonito, mais sustentável, mais feliz.

Eu, naturalmente, desperto uma curiosidade para descobrir como as PESSOAS, aqui ou do outro lado do Planeta,lidam com situações semelhantes às da minha rua, da minha cidade, do meu país.

Porque existem soluções criativas, positivas e belas no olhar e no fazer das pessoas. Mas eu preciso querer enxergar.


Conexão e expansão


O exercício da conexão consciente com os demais sete bilhões de pessoas deste Planeta começa em mim. No meu coração está o "start" desse efeito em cadeia.


E ele me faz lembrar de que, separados, somos imperfeitos e limitados realmente. Mas, juntos, este mundo é outra história! Tem mais sentido, tem mais poesia. Tem mais riqueza existencial.


É posicionamento, misturado com atitude. Tudo o que todos os homens de todas as áreas do conhecimento, em síntese, afirmam juntos.


“O significado das coisas não está nas coisas em si, mas sim em nossa atitude com relação a elas” 
Antoine de Saint-Exupéry





A experiência do singular é o caminho para o plural. O plural é o caminho para o Divino, Maravilhoso e Perfeito.


Esta informação está no DNA de todos nós.  Por isso, Jesus Cristo reduziu todas as leis a duas, que tratam do amor aos homens e a Deus. Jesus Cristo simplificou ao máximo, fez a síntese perfeita de toda a sabedoria para que nós fôssemos felizes neste mundo que é de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário