sexta-feira, 6 de julho de 2012

SENTIMENTO É MAIS RELEVANTE QUE PRECISÃO

Os números, sempre eles! Podem ser iguais. Mas nem sempre provocam a mesma percepção e, consequentemente, a mesma interpretação. Assimetria da informação, tema do post de ontem. Na teoria, os números são o argumento mais matador que se tem em mãos. Na teoria, eles significa precisão inquestionável. Razão superando a emoção. Mente superando o coração.


Essa é uma concepção Iluminista, com origem no século 17 e que prevalece até hoje. No século 17, o homem estava deslumbrado com as próprias ideias e achava - por ter descoberto tecnologias como o motor a vapor - que poderia exercer seu domínio sobre a natureza! A concepção cartesiana de mundo! A materialização da supersimetria, tema de post desta semana. Muita gente ainda pensa como os homens daquele tempo. Mas a Natureza ignora esses artifícios pretensiosos. Além disso, o homem é o lobo do homem, isto é, os próprios homens não se submetem a essas leis.


Muita coisa, mas nem tudo, deu certo, por causa das concepções Iluministas. Muita coisa mudou desde o século 17. E a experiência de uso das redes sociais - para mim - é a maior alavanca de um comportamento muito mais preocupado com a satisfação individual e também coletiva, do que com os argumentos racionais. Por isso, ainda que haja concordância ética com a proposta da mensagem da imagem acima, o comportamento - na prática - ainda desfavorece a escolha mais inteligente.

Educação previdenciária

A resistência aos princípios da Educação Financeira e Previdenciária é semelhante. Poupar é um hábito que exige o controle dos impulsos à recompensa imediata. Gastar ou ganhar? Porque "ganhar" realmente requer espera, paciência, confiança, construção. Uma dose de insegurança e risco sempre acompanham essa experiência. Afinal, você pode perder, ou ganhar menos do que imagina. Gestores de investimentos, isto é, do seu dinheiro, estão enfrentando cada vez mais desafios para obter resultados agora que o Brasil, alinhado à política econômica externa dos países mais desenvolvidos, atua a favor do controle da inflação e da queda das taxas de juros.

Gestão ativa dos investimentos tira o gestor da zona de conforto. Além disso, valoriza e , naturalmente, vai realizando o processo seletivo entre administração amadora e gestão profissional de recursos financeiros de terceiros. Informação qualificada significa diferencial competitivo em cenários de interatividade global da economia contemporânea.

Os gestores que sabem mais e fazem melhor tornam as pessoas mais felizes. É fato! Só saber de números, sem considerar o sentimento humano que está nos bastidores é conhecer apenas de forma amadora as dimensões do próprio trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário