quinta-feira, 26 de julho de 2012

PARA PROGRAMAR E PLANEJAR

A Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar já está com as inscrições abertas para quem vai participar do evento referência no Sistema de Previdência Complementar: 33º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão (para saber mais, clique aqui).
O tema deste ano, Transição para um novo tempo, já orienta sobre as reflexões e as tendências, os movimentos e as transformações que deverão determinar os novos formatos de atuação técnica no Sistema.
O Diário dos Fundos de Pensão, ontem, 25 de julho , publicou também que o Brasil assinou a Declaração de Madri (clique aqui). O documento se refere ao posicionamento ibero-americano em relação às Políticas de Emprego no Século 21 e será pauta da XXII Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, que acontecerá em novembro.

Na Declaração de Madri, 23 artigos refletem o compromisso oficial de promover melhorias no emprego, segurança no trabalho, qualidade da educação e qualificação profissional, modernização dos sistemas de Seguridade e dos indicadores quantitativos e qualitativos, integração das diversas políticas, com atenção principalmente para a situação da população jovem.

Cultura Previdenciária

E você, cara pálida, está envolvido nisso? Claro que está! Afinal você contribuiu para que o mundo fosse globalizado, não é mesmo? Por isso, direta ou indiretamente, como trabalhador, seu envolvimento é inevitável. Melhores condições e políticas de gestão de pessoas, melhor cultura previdenciária dizem respeito a um presente e a um futuro planejados com maior coerência e consciência para você e sua família. Posicione-se! 


Se você acompanha os posts do blog, sabe que o desemprego dos jovens espanhóis tem sido pauta de reflexão aqui, porque tudo é sistêmico e cíclico. Se, hoje, o Brasil está em um momento de crescimento, ainda que diferente das expectativas, é preciso aproveitar a oportunidade para criar condições mais adequadas de capacitação técnica, porque a concorrência pelos postos de trabalho existentes, cada vez mais, desconhecerão fronteiras. Mas isso não é novidade. Prepare-se!

Com a crise, Espanha e a Itália vão enfrentar evasão de mão-de-obra que, por uma tradição histórica, desde Colombo, no final do século 15, termina migrando para a América, na disputa por melhores oportunidades. Menos preparados que os alemães, porém com uma bagagem cultural diferente dos brasileiros, os europeus deverão concorrer com os brasileiros a cargos mais avançados na evolução de carreira.

Portanto, procure entender a Política de Gestão de Conhecimento e Pessoas de sua empresa. Procure entender os seus benefícios - principalmente o plano de aposentadoria. E faça o melhor planejamento de carreira e aposentadoria desde já! Só conhecendo você vai poder aproveitar. Só conhecendo e utilizando você vai poder contribuir para aprimorar. Já que você está envolvido, conscientize-se! 
E se quiser saber mais, participe do 33º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão. Você vai ver quanta gente está contigo nessa busca de tornar a realidade profissional uma experiência com mais qualidade e cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário