quinta-feira, 5 de julho de 2012

PENSAMENTO: BASE DA PRODUÇÃO DE RIQUEZA


Não foram muitos os autores que eu li e que tratam sobre prosperidade e produção de riqueza. Além disso, daqueles que li, cada um é de uma área. Isso faz com que minha percepção sobre o tema seja, de certa forma, diversificada.


O que me mobilizou para escrever hoje é um exercício sobre o pensamento. Existe uma convergência nas diferentes abordagens sobre riqueza e prosperidade: a base para a materialização é a atitude favorável, que tem como origem o pensamento saudável.


Com isso, você se posiciona - como nomeia o professor Nivaldo Cândido de Oliveira Júnior, da Suporte Consultoria e Treinamento, empresa responsável pela formação e capacitação de grandes cabeças em  Previdência - na contramão positiva, na contramão proativa do sistema. O que quer dizer isso? Você sai da inércia e entra no jogo para inovar, somar e multiplicar.


Condicionamento e posicionamento


O ser humano é historicamente condicionado à ideia de escassez. Ele precisou lutar para dominar e desenvolver técnicas de caça e agricultura que viabilizassem a própria sobrevivência. Mas a natureza também é abundância. É preciso reconhecer.


O mundo mudou desde então, mas aquele registro de escassez residual ainda prevalece instalado mesmo entre os cidadãos informacional e economicamente mais privilegiados do Planeta. Na internet consta a informação sobre pesquisa realizada pelo jornal inglês Sunday Times com três mil americanos. Abordados com a pergunta: qual o seu pior medo? As respostas foram: 41% falar em público; 32% altura; 22% insetos; 22% problemas financeiros;19% doença; 19% morte.


E aí, vai outra lição do professor Nivaldo Cândido de Oliveira Júnior:  assimetria informacional, que significa um descompasso entre o fato e a percepção do fato. Mas, como a pesquisa não tem data, é possível que os norteamericanos, pouco acostumados a crises, estivessem assustados com as mudanças internas, pós 2008. Daí o pessimismo e o pavor atávico da escassez.


No Brasil, a situação é diferente. Mas você, cara pálida, como percebe a mudança histórica na Previdência Complementar, com a instituição da Funpresp? Como percebe o controle da historicamente desgovernada inflação? Como analisa a queda das taxas de juros? Essas três conquistas provocam quais sentimentos em você? Vitória, confiança, motivação, otimismo, por finalmente a economia nacional adotar um comportamento dos países desenvolvidos? Você percebeu o que mudou ou nem notou? Você se posiciona a favor da solução? Ou você cultiva a desconfiança e o pessimismo, como vítima crônica do problema e do medo atávico?
Atitude! Aliás esse é o nome de um seminário que a Suporte Consultoria e Treinamento, ainda em 2012, deverá realizar. O mundo não precisa ser reinventado. O mundo precisa ser melhorado. E o pensamento - semente de tudo o que há - é o primeiro movimento a favor da geração de riqueza e prosperidade para todos. Imagine isso! Imagine um mundo com reservas de riquezas para todos. O pensamento, sem distinguir, consome a mesma energia para produzir imagens positivas e negativas. A Física explica isso. A diferença entre um e outro está no sentimento que ele provoca. Portanto, contribua para diminuir a assimetria informacional do mundo. Descondicione-se e posicione-se! O exercício da cidadania e a transformação da realidade são responsabilidade e consciência individual a favor do coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário