domingo, 5 de agosto de 2012

COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO COMO EXPRESSÃO DE AMOR


Achei essa imagem agora cedo no Facebook. E resolvi usar neste post, com o maior tamanho que este blog permite. Porque eu mesma não quero me esquecer desta lição!


Mais: toda vez que tiver oportunidade de falar sobre ela, a partir de agora, adivinha? Porque, pelo menos desde o Mestrado, sou muito sensível à questão da tangibilização do intangível. Pode parecer complexo, mas é simples. Porque o intangível tem valor. Nem sempre dá para calcular. Mas dá para reconhecer, ainda que subjetivamente! 


De um jeito elegante e inteligentíssimo, esse comerciante coloca todo o conceito em prática CONTÁBIL. Sim! Ele arrasa na comunicação e na educação simultaneamente! 
Qual o orçamento tangível da campanha que ele decidiu fazer? Irrisório!
Qual o valor intangível da campanha? Inestimável!
Quanto custa prestar um serviço de utilidade pública que altera comportamento? 
Quanto custa prestar um serviço de utilidade pública que ajuda as pessoas a pensar?
Quanto custa prestar um serviço de utilidade pública que ajuda as pessoas a economizar?
Como projetar esse valor intangível numa escala de tempo, além do momento imediato?

Falta de precisão dos instrumentos


A sociedade, por enquanto, só dispõe de instrumentos que registram com uma relativa precisão custo e resultado financeiro. Esses instrumentos são limitados, mas estão em evolução. Não fosse assim, como explicar o valor de patrimônios como as marcas Google e Coca-cola?


Comunicação e, principalmente, Educação são investimentos pouco reconhecidos e valorizados por indivíduos, empresas, sociedades em quase todo mundo. 


Assim como os instrumentos de medição, esse comportamento não será assim para sempre. Porque exemplos vindos de alguns lugares do planeta, de países como Alemanha, Japão, Cingapura estão mais atentos a essa vantagem competitiva que a intangibilidade proporciona a economias nacionais. A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico está desenvolvendo esses indicadores mais sensíveis.

No Brasil, a Faculdade de Economia e Administração da USP fez um estudo que mostra um pouco dessa experiência de expressar em números o valor da formação no longo prazo. Quem ainda não assistiu à reportagem feita pela Rede Globo, são poucos minutos investidos numa informação preciosa. Clique aqui para ver.


Antoine de Saint-Exupéry desenvolveu uma fórmula muito valorosa, sensível e especial para dominar corações e mentes de todas as idades em todo o mundo através dos tempos. De certa forma, a mensagem dele se conecta e explica à atitude luminosa do conterrâneo comerciante francês e agrega inspiração poética ao encerramento  desta esta reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário