quarta-feira, 29 de agosto de 2012

NASCIDOS PARA PROVOCAR

Que sentido tem desenvolver conteúdo para um blog que poucas pessoas lêem?

Que sentido tem prestar atenção ao conteúdo de um curso que você acompanha há três anos?

Que sentido tem fazer um clipping diário de notícias sobre um assunto que poucas pessoas dominam?

Num mundo real, que sentido tem sonhar?

Tem dias que eu amanheço com todas essas dúvidas sobre o trabalho que eu e PESSOAS que eu admiro têm que desenvolver. Às vezes, a atividade me faz esquecer as dúvidas. Às vezes, parece que eu encontro algumas respostas, principalmente na perseverança de PESSOAS nascidas para provocar.

Na última semana, o professor Nivaldo Cândido de Oliveira Júnior, diretor da SUPORTE Consultoria e Treinamento, recebeu um prêmio pelo seu Lendo a Mídia, clipping diário sobre Previdência, Saúde e Seguro. O reconhecimento merecido foi iniciativa da Associação Nacional dos Contabilistas das Entidades de Previdência (ANCEP). 

Você é o que você compartilha

Mais do que um profissional militante na promoção e difusão da cultura previdenciária, o professor Nivaldo é um grande provocador de reflexões sobre a Previdência em relação a novas perspectivas. O foco do seu mais recente interesse questiona a qualidade do comportamento técnico alavancando maior produtividade e resultados. É uma novidade? Nem tanto. O conceito ainda é pouco praticado, mas está ao alcance de todos. 


O jovem norteamericano Jack Andraka,   premiado pela Intel por, aos 15 anos de idade, ter desenvolvido um teste revolucionário para detecção de três tipos de câncer, inclusive o de pâncreas, é um exemplo. O teste de Jack é 26.667 vezes mais barato e 400 vezes mais sensível, em relação ao modelo atualmente em uso (para ler a reportagem completa da VEJA, clique aqui). 

Qual foi o fator decisivo do sucesso Nivaldo e Jack? A ATITUDE. Esse é o diferencial que faz com algumas PESSOAS sejam obstinadas, perseverantes, provocadoras e sonhem com um mundo melhor.

Ontem, mais uma vez, foi meu o privilégio de fazer o acompanhamento do curso de Atuária, do professor da PUC/MG e tutor do Programa de Educação ABRAPP, Ivan Sant'Ana Ernandes. Determinado a dissipar a inércia e instaurar um ambiente predisposto à sinestesia, o professor Ivan lançou diversas provocações mescladas ao conteúdo técnico que compartilhava com seus 39 cursistas. E, no encerramento, a provocação mais devastadora: 


"Todos vocês já são educadores. 
Mas vocês estão preparados para atuar como educadores?".


Que ATITUDE exige esse questionamento? O COMPARTILHAMENTO da prática, do conceito, do conhecimento. A CONSCIÊNCIA de uma responsabilidade muito maior do que o cumprimento da rotina e dos desafios técnicos. O COMPROMISSO com o ideal de um mundo melhor. 

Nivaldo, Ivan, Jack, eu e você somos PESSOAS nascidas para provocar. Resta saber se somente alguns de nós vamos ser reconhecidos como tal ou se todos nós nos reconheceremos como facilitadores da concretização de um sonho comum: um mundo melhor para todos nós.

2 comentários:

  1. Belo texto, Eliane. De minha parte, apenas lancei algumas perguntas, razão pela qual agradeço o registro. Sucesso sempre! Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo, eu queria escrever sobre todas as suas provocações de ontem... Registrei SÓ essa, só para dar uma ideia. Melhor adrenalina mesmo é ao vivo e em cores! Abraço imenso. Obrigada pelo apoio ao blog.

      Excluir