quarta-feira, 1 de agosto de 2012

OLHAR QUE SE RETRIBUI
Uma imagem vale por mil palavras... até que as palavras se expressem por si e contem a história que a imagem contém.  


Pode ser a história oficial: este ano, o Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão passa a ter uma marca definitiva, colorida, um olhar criado e estilizado pela capacidade de síntese de Thiago Souto e toda sua experiência para interpretar as expressões de uma legião de profissionais do Sistema de Previdência Complementar.


Até ontem, a marca do Congresso - que eu via em formato digital mostrava para mim a representação de um olhar preciso e diverso. O que mudou? Ontem eu tive acesso ao Programa Preliminar do evento, que vai acontecer em São Paulo, no mês de outubro. A versão impressa - para alguém da Era do Papel como eu - tem outro peso, outro apelo, outra materialidade, outra afinidade, outra identidade.


Por isso, ontem, a marca do Congresso "olhou" para mim. Foi quando eu me reconheci naquele olhar - primeiro como profissional, depois como pessoa. E automaticamente pensei "a face humana de quem faz o Sistema para a proteção das pessoas!"  Claro, trata-se de uma abstração! Claro, trata-se de uma interpretação! Claro, trata-se de uma percepção individual... Claro! É um dos efeitos legítimos desencadeado pela imagem!


Mas é preciso também reconhecer que - como ensina David Harvey - toda transformação expressa uma demanda social. O Sistema de Previdência Complementar, que sempre se expressou por números, está assumindo sua vocação de proteção social, por meio, evidentemente, da Educação Previdenciária, que começou a ser praticada somente em 2008.

O efeito legítimo de uma imagem são as mil palavras que ela vale! A história dela e as histórias sobre ela. Marcas que resistem ao tempo são assim. Têm a história como patrimônio e valor inalienáveis! São intangíveis e se sustentam, por meio de pessoas que as tornam reais.


Pertencimento e vinculação


Profissional independente como eu tem que ser leal ao cliente, mas não pode se iludir com vínculos permanentes. O pertencimento é circunstancial, protocolar, relativo... Toda essa consciência é razoável, mas insuficiente para convencer o coração! 


No momento em que se estabeleceu a coerência interna do significado da imagem para mim, eu senti uma satisfação incalculável por integrar o time que trabalha para o sucesso do Congresso! 


É um privilégio espetacular assistir à concepção e contribuir com a construção desse olhar diverso que se materializa em três dias - em formato de evento - mas que se sustenta na memória e na história de todos aqueles que se permitem transformar pela proposta autêntica de fazer do mundo um lugar melhor. Não sei se este texto tem mil palavras. Mas é por meio da linguagem que eu penso dominar que imagino retribuir um olhar mais que preciso, muito precioso.


Acesse o hotsite e participe também do 33º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão - clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário