terça-feira, 21 de agosto de 2012

PREÇOS E VALORES: A DIFERENÇA É GRANDE

Tudo o que o mercado precifica está sujeito a uma combinação instável, volátil de fatores. Tudo é muito sensível e transitório. Mas o mercado também se rende a construções.

Ontem, a Apple atingiu o maior valor de mercado de todos os tempos: quase US$ 624 bilhões, em razão de produtos inovadores como os novos modelos iPads e iPhones (clique aqui).

Steve Jobs, sem dúvida principal idealizador desse conceito de gestão do conhecimento e inovação, foi capaz de compartilhar um legado independente, capaz de subsistir ao tempo, ser multiplicado e reconhecido. Esse valor ultrapassa o preço institucional.

Jobs foi, simultaneamente, um grande inovador e empreendedor e não deixava de exigir o mesmo de sua equipe. Liderança e legado. EXEMPLO que gera sustentabilidade do negócio no longo prazo.

A Apple - reconhecidamente - é uma empresa que sabe lançar e interpretar tendências, criar necessidades e propor novos comportamentos sociais.

Todos esses fatores associados não fazem dos produtos Apple os mais baratos do mercado. O valor está agregado no preço de cada um deles. Mesmo assim, os produtos Apple são os mais disputados no mercado pelos consumidores, intuitiva e naturalmente, aculturados por Jobs para escolher o melhor. 

2 comentários:

  1. como sempre, maravilhoso. parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomás, que bom que você gostou. É um registro singelo, mas honesto. Sei como você conhece tudo isso e da sua leitura crítica. Por isso sua percepção é muito significativa para mim. Beijão

      Excluir