domingo, 9 de setembro de 2012

1% FAZ DIFERENÇA?


Terça-feira, dia 11 de setembro, a presidente Dilma Roussef vai fazer novo pronunciamento sobre ajustes de tarifas e desenvolvimento econômico. No último dia 6 ela já avisou que 2013 chega com redução de 16% nas tarifas de energia elétrica também para o consumidor doméstico.

O que esse número representa? Economia no orçamento. E isso é um bom incentivo para se repensar hábitos de consumo e planejamento financeiro. Afinal, como ensina o Planejar (Programa de Educação Financeira e Previdenciária do SEBRAE Previdência): "uma excelente forma de poupar é evitar o desperdício" (clique aqui).

Na semana passada, estava acompanhando o curso de Finanças do Programa de Educação ABRAPP e a tutora Alessandra Cardoso (Towers Watson) apresentou uma tabela muito bacana, mostrando quanto representa valorizar 1% a mais de rentabilidade na poupança, no longo prazo.

A primeira tabela tem dois poupadores que, no mesmo momento, decidem guardar mensalmente R$ 200. A diferença é a seguinte: o primeiro, consegue remuneração de 10% anuais para o seu investimento. O segundo, 11%. De cara, cara pálida, pode parecer pouco. Porque precisa de calma para ver a diferença fazer efeito.


A segunda tabela mostra o resultado. Os dois poupadores guardaram disciplinadamente R$ 200 todos os meses, durante 30 anos. No final das contas, o segundo tem 22% a mais do que o primeiro. Qual é o segredo? Aquele 1% inicial, mais a mágica dos juros compostos.


Esse cálculo ajuda na decisão sobre o destino dos 16% da tarifa de energia elétrica que você passa economizar a partir de 2013 e continue evitando desperdícios. Você está marcando sua pegada verde no planeta e fazendo escolhas inteligentes. 
Se você ficou com vontade de começar a investir em seu futuro agora e tem um plano de previdência complementar, pense no efeito de aumentar 1% de sua contribuição mensal. Afinal, o aumento da longevidade é fato e você precisa garantir uma vida sustentável em toda a sua duração. 
 Quer saber mais sobre esse assunto? Se você está no Rio de Janeiro, dia 11, terça-feira, tem palestra gratuita Educação Financeira, consumo e sustentabilidade (clique aqui). O Facebook tem comunidades atuantes que dão dicas bem legais. Curta uma delas ou todas as que você descobrir. Aprenda sempre. Informação de qualidade sempre termina transformando comportamento e estimulando novas atitudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário