quinta-feira, 6 de setembro de 2012

SÓ PARA RELAXAR

As pessoas não gostam de mudanças, mas estão expostas permanentemente a riscos. Viver mais significa aprender a conviver por mais tempo com instabilidades. Sem pânico! Essa é uma conquista. Comemore! Afinal, todo mundo tem um pouco de Calvin & Haroldo e decididamente prefere viver intensamente à entediante segurança, não é mesmo?

Só que, conforme o tempo passa, e a infância vira memória é preciso planejar esse processo mais longo de existência para que ele seja permanentemente sustentado. O risco é inerente a esse negócio de viver mais que nós mesmos inventamos. Arrisque-se! Mas lembre-se que o divertido mesmo é viver a história até o fim.

Ser previdente é indicador de maturidade. Ser audacioso é indicador de vivacidade. Esses indicadores não são excludentes. As características podem se equilibrar. Por isso que Calvin & Haroldo estão sempre juntos. Um propõe o outro pondera. E os dois convivem numa cumplicidade e numa interdependência declaradas.

Calvin é audacioso e ingênuo. Está sujeito às armadilhas que a que também os adultos se expõe quando ignoram os riscos ou quando  acreditam ser invulneráveis a eles.

Mas ninguém é. Todos nós estamos sujeitos a erros e acertos, ao previsível e ao imprevisível. Ao controle e ao descontrole.  Quanto mais respaldados para enfrentar os riscos, melhor! 
A tendência é atravessarmos as crises inerentes ao processo evolutivo, decidindo o que é melhor para nós e não sujeitos às circunstâncias que nos cercam. É isso! Amadurecidos, podemos também ser emancipados e cidadãos. Ou, como tão bem o poeta inglês Willian Henley expressou: "Eu sou mestre do meu destino. Eu sou capitão de minha alma".

Nenhum comentário:

Postar um comentário